Prefeito do município de Nova Olinda do Norte interior do Amazonas, comete uma série de trapalhadas a frente da gestão municipal vira alvo do ministério público do Amazonas, promotoria e é motivo de escândalo para a população
Interior- a população do município de Nova Olinda do Norte assisti contrariada e perplexo, a babel que se transformou a Cidade gentil e pacata do interior nesses últimos dias, o motivo disso, é o papel do atual prefeito Adenilson Lima Reis que virou piada na cidade e já ganhou até apelido de “prefeito coveiro”. Adenilson é tão despreparado que os funcionários públicos municipal estão com salários atrasados, Educação falida, saúde um caos e todas às secretarias entregues às baratas disse dona Maria moradora do município ao portal. Essa má administração reflete nas pesquisas de intenção de votos que coloca o atual prefeito em último lugar nas intenções de votos na corrida pela reeleição que se depender do povo de lá não acontecerá mais.

A ação do ministério público vai de encontro a licença do terreno de preservação ambiental permanente, e a contaminação que provoca a ampliação do cemitério, uma indagação tomou conta dos moradores da cidade e principalmente dos familiares que têm seus entes queridos no local. O que chamá atenção é a falta de respeito do chefe do poder executivo municipal com às famílias.
Leia a denúncia do Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) ajuizou Ação Civil Pública (ACP) pedido que o Judiciário obrigue o Município de Nova Olinda do Norte, pelo Prefeito Adenilson Lima Reis, a interditar, imediatamente, a área destinada à ampliação do cemitério municipal de Nova Olinda do Norte, a recuperar a área atingida, iniciar o processo de licenciamento ambiental da área e abster-se de realizar qualquer sepultamento nesse local. A ação foi proposta pela Promotoria de Justiça de Nova Olinda do Norte, no dia 03/08.
“A municipalidade tem o dever de promover a licença ambiental desta área, a fim de impedir que este local cause danos ambientais que possam colocar sob risco a saúde da população novoolindense. Sabido que os cemitérios têm sido considerados como atividade com risco de contaminação ambiental, especialmente em razão do necrochorume, que é o líquido percolado resultante do processo de decomposição de cadáveres”, argumentou, na ACP, o Promotor de Justiça Kleyson Nascimento Barroso, que propôs a Ação.
A Promotoria de Justiça de Nova Olinda recebeu, no mês de junho de 2020, denúncia de instalação de um cemitério em uma área verde, no qual estariam sendo sepultadas as vítimas fatais do novo coronavírus (covid-19). O local ficaria no Bairro Chicolândia e, segundo o denunciante, não teria o devido licenciamento ambiental.
Em 16/06/2020, o MPAM encaminhou ofício ao Prefeito Adenilson Reis solicitando cópia integral do procedimento administrativo com documentos e informações sobre a ampliação do cemitério municipal de Nova Olinda do Norte, devendo constar um estudo do solo, estudo do impacto ambiental e licenciamento ambiental. “A própria municipalidade reconhece inexistir o devido e necessário licenciamento ambiental a possibilitar a ampliação do cemitério municipal de Nova Olinda do Norte”, explicou o Promotor, que, então recorreu ao Judiciário.