Dias após o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), derrubar a liminar que garantia a permanência do vereador Antônio Peixoto no cargo, a Câmara Municipal de Manaus (CMM), enfim publicou nesta quinta-feira (4), a decisão colegiada do TRE-AM que condenou o político por fraude na cota de gênero nas eleições de 2020.

No último dia 12 de março, o TRE-AM condenou o vereador Antônio Peixoto com a perda de seu mandato por 5 votos a 1, por usar candidaturas fantasmas nas eleições de 2020, fraudando a cota de gêneros obrigatória nos partidos.

O juiz eleitoral Fabrício Marques, chegou conceder decisão provisória para manter o vereador no cargo enquanto recorria da decisão, mas a defesa de Isaac Tayah recorreu argumentando que a decisão foi irregular já que a liminar deveria ser submetida ao plenário, sendo derrubada por 5 votos a 1 no plenário do TRE-AM no dia 19 de março.

Agora Antônio Peixoto deve deixar o cargo de vereador e o ex-vereador Isaac Tayah deve assumir a vaga, por determinação do próprio TRE-AM.