Procon-AM apreende 25 kg de alimentos impróprios em fiscalização em supermercado na zona Norte de Manaus

Entre os produtos apreendidos estavam picadinho de pirarucu, queijo provolone, carne suína, carne bovina

Após receber denúncias sobre a possível venda de ovos vencidos, o Instituto de Defesa do Consumidor do Amazonas (Procon-AM) realizou, nesta semana, uma fiscalização em um estabelecimento no bairro Cidade Nova, zona Norte de Manaus. Embora a irregularidade apontada na denúncia não tenha sido confirmada, a equipe identificou outras infrações graves. O Procon-AM destaca que questões relacionadas à higiene dos alimentos devem ser encaminhadas à Visa Manaus, órgão responsável pela vigilância sanitária.

Durante a vistoria, os fiscais encontraram 25 kg de alimentos impróprios para o consumo. Entre os produtos apreendidos estavam picadinho de pirarucu, queijo provolone, carne suína, carne bovina, frango empanado e sorvete. Muitos desses itens apresentavam sinais de má conservação, validade vencida ou embalagens violadas, tornando-os inadequados para a venda e consumo.

Todo o material irregular foi descartado no local, seguindo os procedimentos sanitários previstos pela legislação. Segundo o diretor-presidente do Procon-AM, Jalil Fraxe, o objetivo da ação é garantir a segurança alimentar da população e responsabilizar os estabelecimentos que descumprem as normas vigentes.

O estabelecimento foi autuado e terá o prazo de 10 dias para resposta, caso não responda está passível a sanção administrativa.