O Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJAM), suspendeu o Processo Legislativo Parlamentar, aberto na Câmara Municipal de Itacoatiara (CMI), contra um dos homens de confiança do prefeito Mário Abrahim, o vereador Sóstenes Adiel Batista, acusado de agredir a esposa.
O desembargador Délcio Santos, defendeu que o processo só poderia ter sido aberto na Câmara, após a emissão e análise em plenário de parecer da Comissão Ética Permanente da Câmara de Itacoatiara, o que não ocorreu.
Segundo a decisão do magistrado, a denúncia contra o vereador Totti Adiel, como é conhecido, foi recebida diretamente em plenário, sem ocorrer o devido processo legal na Comissão de Ética da Câmara de Itacoatiara.
No dia 23 de março, a esposa de Totti Adiel, Saline Almeida Rodrigues, registrou um Boletim de Ocorrência, por possíveis agressões que sofre de Totti Adiel, que ocorreram no momento em que o casal retornava para casa, de um passeio em um flutuante no Anebar, na zona ribeirinha de Itacoatiara.
De acordo com o advogado da vítima, Marcondes Rodrigues, Totti Adiel costuma ficar agressivo toda vez que consome álcool e ao ver o marido no flutuante, ela resolveu deixar os seus enteados na casa sogra e esperar o parlamentar em casa para pedir separação.
“Ela retornou para casa e Totti chegou logo em seguida. Ela disse que não iria mais ficar com ele e iria embora, foi nesse momento em que Sóstenes lhe puxou pelo braço e lhe puxou os cabelos, quando ela foi ajudada por sua irmã e consegui sair”, explicou o advogado.
Ainda segundo Marcondes, a vítima já vinha sendo agredida pelo vereador, mas somente agora ela teve coragem de denunciar o vereador e as agressões que vinha sofrendo constantemente.
Em janeiro deste ano, o vereador foi condenado por violência doméstica após agredir a ex-companheira, mas foi condenado a uma pena mínima por ser réu primário.
Aliado de Mário Abrahim, Totti Adiel não foi cassado por seus pares por ser considerado um político fiel ao prefeito e por isso, seus pares fecharam seus olhos para sua condenação por violência doméstica e as outras denúncias sobre o mesmo crime praticado por ele contra a atual companheira.