Interior- Os vereadores da Câmara Municipal de Parintins (CMP), rejeitaram a justificativa apresentada pela vereadora do PSD, Brena Dianná que faltou a sessão de abertura da Casa Legislativa.
A vereadora foi bastante questionada sobre a atitude de resolver faltar a sessão para tirar férias na Disney e deixar os trabalhos de lado, sendo que é dever do vereador lutar pelo povo.
Como justificativa para a falta, Brena Dianná disse que estava em lua de mel, mas a justificativa não foi aprovada pelos demais vereadores.
Durante votação, Brena recebeu 8 votos contrários a licença-matrimônio e apenas 4 a favor. Assim, rejeitada por ‘inobservância ao regimento interno’ da Câmara de Parintins e computado como falta.
Licença Matrimonial
Somente após a repercussão do caso, foi que a vereadora na última segunda-feira (21) entrou com o pedido de licença matrimonial.
Para o presidente da Câmara de Parintins, Mateus Assayag (PL), se a vereadora queria o benefício, precisava apresentar no momento oportuno e não apenas no retorno dos trabalhos da casa.
“O nosso regimento fala que a falta consignada, que faz menção à falta de qualquer vereador, só poderá ser justificada se alegado motivo relevante, devidamente assinado, comprovado e referendado pelo plenário em tempo hábil. Na sessão de ontem (21) a vereadora solicitou a licença matrimônio através de requerimento ao Plenário, que também não foi aceito pelo motivo do requerimento ter solicitado a licença matrimônio intempestivamente para ser usufruída com data retroativa (a contar de 15), o que é vedado pelo Regimento Interno”.
No documento apresentado pela assessoria da vereadora, foi pedido para justificar a falta pois Brena tinha “compromissos intransferíveis”, o que acabou sendo desmacarado após ela aparecer de férias na Disney.
“Ninguém apresenta indicação na abertura dos trabalhos legislativos, ninguém apresenta requerimento. São apenas discursos de um novo ano que se inicia. Então ali não é uma sessão pra tratar sobre os assuntos da municipalidade. Eu estaria só ali ocupando uma cadeira, ouvindo discursos, que às vezes, na minha opinião, é ensaiado”, declarou na época.