
Tentando intimidar vereadores de oposição para que não realizem seu trabalho, que é de investigar os gastos do poder executivo municipal, o prefeito David Almeida (Avante) está processando seus opositores, pedindo sempre na justiça, indenização por danos morais.
Dessa vez, Almeida processou o vereador Rodrigo Guedes (Progressistas), por ele denunciar o cabide de empregos que se tornou a Prefeitura de Manaus, onde o prefeito colocou seus parentes e amigos em cargos na administração municipal.
Segundo o parlamentar, dezenas de parentes de David Almeida estão em cargos na Prefeitura de Manaus com salários que chegam a R$ 27 mil reais. além de nomear parentes já falecidos em obras, bens e prédios públicos e contratos ganhos pela esposa, sogra e primo do genro do prefeito de empresas que fornecem para a própria Prefeitura.
“Apesar de ele não poder negar nenhuma das minhas denúncias e que seus parentes, são seus parentes, ele me processou mais uma vez, acho que já deve ser a décima vez, e está pedindo uma indenização de 25 mil reais de mim, a título de danos morais!”, declarou Rodrigo Guedes em vídeo.
Apesar da tentativa de intimidação, Rodrigo Guedes afirma que mantém seu compromisso com a fiscalização do poder executivo municipal e diz que vai continuar denunciando os desmandos do prefeito a qual ele chama de “Odorico Paraguaçu Manauara”.
Papel do vereador
O vereador atua como representante da população na Câmara Municipal, tendo como papéis principais legislar (criar, discutir e votar leis municipais) e fiscalizar (controlar as ações do prefeito e da administração pública). Ele também deve buscar soluções para as necessidades da comunidade, fiscalizando a aplicação do dinheiro público e garantindo que o governo municipal atenda aos interesses dos cidadãos.
Principais funções do vereador
Função Legislativa:
Propor, discutir e aprovar leis que afetam diretamente o município, como questões de tributos, transporte público, saneamento e educação.
Analisar e votar o orçamento municipal e o Plano Diretor.
Função Fiscalizadora:
Fiscalizar a atuação do prefeito e seus secretários, verificando se estão cumprindo as leis e as metas do governo.
Controlar a aplicação dos recursos públicos e o cumprimento das normas legais.
Solicitar informações e esclarecimentos ao Executivo e criar comissões parlamentares de inquérito (CPIs).
Função de Representação:
Representar os interesses da população e mediar o diálogo entre os cidadãos e o poder público.
Propor soluções para os problemas da cidade, com base nas necessidades observadas no cotidiano das comunidades.


