TCE-AM quer saber para onde foi parar o dinheiro que Chico Belo destinou para empreiteira em Anamã

O ex-prefeito Francisco Nunes Bastos, mais conhecido como “Chico Belo”, e o ex-secretário de Finanças da Prefeitura de Anamã Ruam Stayne Batalho Bastos, estão sendo intimados a prestar esclarecimentos ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), a cerca de irregularidades em um contrato para abastecimento de água no município.

O pedido de representação com medida cautelar foi homologado nesta terça-feira (09/09), no Diário Oficial do TCE-AM e dá um prazo de 30 dias para os ex-gestores, apresentem documentos e informações sobre as supostas irregularidades.

De acordo com o pedido de representação, Chico Belo e o ex- secretário Ruam Bastos, que é filho do ex-prefeito, realizaram a contratação de uma Empreitera para realizar o serviço de abastecimento de água em Anamã, mas a prefeitura e a empresa não apresentava “Contrato ou Termo de aditivo contratual, no âmbito da execução contratual de obras públicas da FUNASA”.

Em 2024, Chico Belo e seu filho Ruam Bastos, efetuaram pagamentos a empreiteira sem que a mesma tivesse qualquer contrato vigente com a Prefeitura de Anamã.

Chico Belo já tinha sido multado em R$ 1 milhão de reais pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), justammento por pagamentos de despesas sem a devida documentação e dispensa de licitação sem justificativa.