A deputada estadual Joana Darc foi notificada a prestar esclarecimentos ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por possíveis irregularidades nos repasses de emendas parlamentares feitos por ela ao time do Amazonas Futebol Clube.

De acordo com o documento publicado nesta quarta-feira (25), Joana Darc tem quinze dias para apresentar uma justificativa sobre possíveis irregularidades na emenda parlamentar de sua autoria, que fez o repasse de R$ 3,5 milhões ao time do Amazonas FC.

O dinheiro segundo a parlamentar, é para o fomento da prática esportiva de alto rendimento a agremiação à título de patrocínio, destinado à escolinhas de futebol do clube.

Logo após o repasse feito pela parlamentar, o Amazonas FC anunciou um projeto para a base, com implantação de núcleos de escolas de futebol na capital e no interior por meio de parceria com o Projeto Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci), programa do Governo do Estado cujo clube cede foi o único “beneficiado” até aquele momento.

O Comitê do Amazonas de Combate à Corrupção mandou ofício para o procurador-geral de Justiça do estado, Alberto Rodrigues Nascimento Júnior, pedindo que o Ministério Público faça uma “fiscalização extraordinária junto ao Amazonas Futebol Clube para identificar a efetivação dos recursos públicos já pagos e os projetos do clube de futebol desenvolvidos com verbas de emenda parlamentar”.

Não é só a deputada Joana Darc que vem investindo no Amazonas FC. A clínica veterinária Pop Vets, que pertence ao marido da parlamentar, o empresário Aldenor Lima, também é patrocinadora oficial do time.

De acordo com as informações apresentadas na denúncia ao TCE-AM, o atual presidente do clube, Wesley Santos, era secretário executivo da Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) em 2022, junto ao ex-secretário Emerson Lima. Eles deixaram o cargo em 30 de dezembro de 2022.

Por sua vez, o esposo de Joana Darc, Aldenor Lima, é o principal patrocinador do clube e irmão de Emerson Lima.

Joana Darc tinha banner localizado no estádio da final Augusto Bauer em Santa Catarina, além de estar no pódio juntamente com os atletas, levantando a taça de campeão da Série C do Campeonato Brasileiro 2023.

Além da investigação por possíveis irregularidades nos repasses feitos por emenda parlamentar, Joana Darc pode responder no Tribunal Regional Eleitoral por abuso de poder econômico e político, se utilizando da equipe amazonense para ganhar mais capital político visando as próximas eleições.