O Departamento de inteligência da Secretaria de Estado de Segurança Pública do Amazonas (SSP/AM), identificou mais de doze contas falsas de perfil com ameaças de ações terroristas contra a rede pública e privada de ensino no Amazonas.
O secretário de Segurança, general Carlos Alberto Mansur, alerta que quem cria fake news com vídeos, áudios e textos ameaçadores, causando medo na população, está cometendo grave ato ilícito e será responsabilizado criminalmente.
A força tarefa para identificar contas com as ameaças de ataques terroristas em escolas da rede pública ou privada, já em ação e faz parte do plano preventivo e operacional do Comitê Interinstitucional de Proteção e Monitoramento, Guarda e Segurança Escolar, criado na última segunda-feira pelo Governo do Estado do Amazonas.
O Departamento de Inteligência vai atuar a cada 24 horas, ininterruptamente, para identificar e punir pessoas adultas ou adolescentes, por crime cibernético, segundo confirmou o secretário Carlos Alberto Mansur.
Aliada a esta ação direta de monitoramento às contas fake News que divulgam áudios, vídeos e textos de ameaças ás instituições de ensino na capital e interior do Amazonas, a SSP/AM, também conta com ação integrada da Delegacia Especializada em Repressão aos Crimes Cibernéticos (DERCC).
A partir das identificações dos envolvidos nestes crimes, o secretário de Segurança afirma que as providências imediatas serão tomadas com prisões de adultos e apreensão de adolescentes.
As medidas preventivas e operacionais iniciadas têm o urgente objetivo de impedir qualquer dano material, físico e perigo a estudantes e professores, que são os alvos principais dessas ocorrências terroristas.