Senador Omar Aziz defende projeto para fortalecer inovação tecnológica de semicondutores no país

Na sessão da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) realizada nesta terça-feira (20), o senador Omar Aziz (PSD-AM) reforçou a importância do Projeto de Lei que institui o Programa Brasil Semicondutores (Brasil Semicon). Essa iniciativa, proposta pelo deputado federal Alberto Neto (PL-AM) e relatada pelo próprio Omar Aziz, busca acelerar o avanço tecnológico e fortalecer a pesquisa e desenvolvimento nos setores de semicondutores, displays e painéis solares no Brasil.

Durante a discussão, Omar Aziz destacou o papel crucial do Programa Brasil Semicondutores para que o Brasil não perca terreno no cenário tecnológico global. “O recurso do P&D (Pesquisa e Desenvolvimento) é muito alto, e esses recursos são aplicados para fazer pesquisa e desenvolver novas tecnologias nos semicondutores. Isso é de uma importância muito grande porque senão o Brasil fica para trás. Nós estamos perdendo espaço”, alertou o senador, sublinhando a necessidade de se manter competitivo nesse setor estratégico.

O senador também enfatizou a importância de investir em pesquisa com foco na mão de obra brasileira qualificada, especialmente em universidades, ao mesmo tempo em que se busca atrair talentos internacionais para contribuir nesse processo de inovação. “Isso é uma questão que serve para todos os estados. Em todos os estados praticamente nós temos indústrias de semicondutores hoje trabalhando em pesquisa, principalmente dentro das universidades”, complementou Omar Aziz.

O Programa Brasil Semicondutores prevê um conjunto de incentivos fiscais e financeiros para empresas do setor, com o objetivo de fomentar a criação de novas tecnologias e aumentar a competitividade da indústria nacional. A expectativa é que a medida impulsione a economia e fortaleça a presença do Brasil no mercado global de semicondutores, um setor essencial para o desenvolvimento de tecnologias em áreas como eletrônica, telecomunicações e energias renováveis.

Com a aprovação do relatório na CAE, o projeto avança em regime de urgência para votação no plenário do Senado, marcando um passo significativo para a consolidação do Brasil como um ator relevante no cenário tecnológico mundial.