Após disseminarem uma informação falsa sobre um possível desabastecimento de gás de cozinha em Manaus nesta quinta-feira (5), devido à estiagem e a seca dos rios, a Refinaria da Amazônia (Ream) tratou de desmentir em um comunicado oficial divulgado nesta sexta-feira (6).

Segundo a refinaria, a empresa vem tomando todas as medidas para garantir a produção e o abastecimento de gás de cozinha em Manaus, garantindo aos consumidores que mesmo em meio à dificuldade imposta pela estiagem, não haverá falta de gás no mercado.

“O gás, para atender à demanda de Manaus, está sendo carregado no polo petrolífero de Urucu [Coari] com auxílio de balsas-tanques que têm condições de atravessar o trecho em restrição de navegação e sendo transportado até Manaus através de navio-tanque.”, diz o comunicado da refinaria.

A empresa distribuidora Fogás também emitiu uma nota falando sobre as especulações sobre o caso de falta de gás em revendedoras e o pânico que gerou nos usuários de gás de cozinha em Manaus.

No comunicado a Fogás informa que “nos próximos 10 dias não prevemos problemas de abastecimento em Manaus com base nos nossos estoques atuais e nos recebimentos planejados de gás”. No entanto, “após esse período, estaremos aguardando confirmações de entregas futuras da Refinaria da Amazônia.”

A divulgação do comunicado gerou especulações sobre falta de gás, inclusive com revendedores de gás nos bairros falando em aumento de preços. Nas redes sociais, o comunicado foi compartilhado, e as pessoas falavam em comprar o produto para estocar.