Raylan Alencar e João Campelo trocam acusações e evidenciam racha na base de Eduardo Braga para as próximas eleições

A corrida eleitoral parece que começou quente no interior do Amazonas, pelo menos ao que diz respeito aos prefeitos de Eirunepé e Itamarati, Raylan Alencar e João Campelo respectivamente.

Em um áudio atribuído ao prefeito Raylan Alencar de Eirunepé, ele alega que em breve a Polícia Federal vai fazer uma visita ao prefeito de Itamarati João Campelo. Segundo Raylan, o município de Itamarati recebeu R$ 8 milhões, em 2023 e R$ 4 milhões em 2022, afirmando que o dinheiro foi gasto quase integralmente, mesmo que a cidade de Itamarati seja pequeno.

“Tu sabe que recebeu somente em 2023 R$ 8 milhões. Tenho alguns milhões em conta porque não consigo gastar porque tem uma cartilha de como se pode gastar os recursos e Itamarati, que é bem pequeninho, já gastou R$ 6 milhões e vamos querer saber. Pau que bate em chico bate em Francisco, estou de olho em ti e o negócio está só começando, mexeu com a pessoa errada”, disse Raylan.

Raylan que é investigado pelo Ministério Público do Amazonas e Acre, por desvio e lavagem de dinheiro e fraude em licitações, cobrou mais transparência nos gastos da prefeitura de Itamarati.

“Não quero confusão não, só quero que tu mostre para a população o que está fazendo com esses quase R$ 6 milhões que recebeu e só tem R$ 2 milhões na conta. Com o que gastou porque não consigo gastar o dinheiro de forma errada. Quero saber se a população de Itamarati está recebendo, com que foi gasto e a população vai saber verdadeiramente para onde está indo esse dinheiro”, disse.

Para finalizar, o prefeito de Eirunepé afirmou que João Campelo comprou uma lancha de dois motores de 200 HP’s, e que se orgulha de mostrar e informa que cada motor do barco consome 65 litros de gasolina por hora, os dois motores consomem 130 litros de gasolina por hora.

“Calcula ai, R$ 1.157,00 por hora. De onde está saindo esse dinheiro, quero saber de onde está saindo, se é do salário dele”, finaliza Raylan.

Como resposta para Raylan, o prefeito de Itamarati gravou um vídeo onde afirma que gastou o dinheiro com a população do município, com obras e ressaltar que não precisa responder o Raylan.

João Campelo é investigado pelo Ministério Público do Amazonas e Federal, Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE) e Ministério Público de Contas (MPC), por irregularidades nos contratos firmados pela Prefeitura de Itamarati.

A briga entre os prefeitos investigados, se dá pela indicação da esposa de João Campelo, Áurea Marques, a pré-candidata a prefeitura de Eirunepé nas próximas eleições.

A campanha de Áurea Marques já até começou segundo informações, antecipando sua propaganda com reuniões políticas e distribuições de bem feitorias aos moradores daquele município. O Portal Abutre denunciou a primeira dama, que usa funcionários pagos pela prefeitura e um luxuoso iate chamado “Gringa”, para visitas nas comunidades de Eirunepé.

Entre os servidores pagos pela prefeitura estão Maria Aparecida Maia, assessora educacional com salário de 2.800,00; Rogério Gomes da Silva, atualmente com o cargo de Chefe de Departamento de Serviços de Apoio e Eriko Alves Erculano, assessor fiscal municipal do aeroporto, com salário de 2.800,00 que acompanham a primeira-dama em suas viagens à Eirunepé.

A briga entre os prefeitos evidencia um racha na base aliada do senador Eduardo Braga (MDB), e deve se acirrar com as proximidades das eleições. Como diria o ditado popular, “é o roto falando do esfarrapado”, já que ambos os prefeitos são investigados pelos órgãos de fiscalização por crimes contra o erário.