Prefeito Antônio Ferreira de Codajás vai gastar mais de R$ 7,2 milhões em combustíveis e derivados

A Prefeitura de Codajás sob administração do prefeito Antônio Ferreira dos Santos, vai gastar mais de R$ 7,2 milhões na contratação de três empresas para o fornecimento de combustíveis.

De acordo com o Diário Oficial dos Municípios (DOM), publicado nesta segunda-feira (4), a empresa NAVERIO NAVEGAÇÕES DO RIO AMAZONAS, vai receber a maior fatia do contrato com o valor total de R$ 7.191.800,00 (sete milhões, cento e noventa e um mil e oitocentos reais), para o fornecimento de combustíveis e derivados de petróleo ao município de Codajás.

A empresa STORE DO BRASIL LTDA, também foi contratada pela Prefeitura de Codajás para o mesmo fornecimento de óleo hidráulico/transmissão HD68 com o valor total R$ 59.714,00 (cinquenta e nove mil, setecentos e quatorze reais). A empresa tem sede nem Curitiba tem como sua principal atividade o comércio de artigos de papelaria.

A terceira empresa contratada por Antônio Ferreira é a R. A. A FERREIRA LTDA, de nome fantasia “Delícias do Norte”, onde sua principal atividade é ser um restaurante, vai fornecer a Prefeitura de Codajás ‘graxa amarela para chassi, graxa azul para rolamento e óleo lubrificante nº 40’, no valor total de R$ 41.072,80 (quarenta e um mil, setenta e dois reais e oitenta centavos).

O prefeito de Codajás Antônio Ferreira dos Santos (Progressistas), e o seu vice, Cleucivan Gonçalves Reis (Avante), foram cassados pelo Tribunal Regional Eleitoral no Amazonas (TRE-AM), por abuso de poder econômico durante as eleições municipais de 2020.

Após o processo, Antônio e Cleucivan conseguiram reverter a decisão com um mandado de segurança apreciado pelo Supremo Tribunal Eleitoral (TSE), que ainda não marcou o julgamento para a decisão final sobre o caso.

Antônio Ferreira é investigado pelo Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e pelo Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), por suspeitas de crimes de desvio e lavagem de dinheiro oriundos de fraudes em licitações e outros crimes contra o erário público.

Os gastos durante a pandemia do Covid-19, também são investigados pelos órgãos de fiscalização e estão entre os crimes financeiros supostamente praticados pelo prefeito Antônio Ferreira e seus secretários.