Pré-candidata tentar calar o Portal Abutre por meio da justiça

O Portal Abutre da Notícia foi surpreendido com uma ordem judicial expedida pelo Tribunal Regional Eleitoral no Amazonas (TRE-AM), à pedido de uma pré-candidata à Prefeitura de Manaus, que tenta calar a imprensa amazonense que busca denunciar sua péssima administração à frente de uma instituição de ensino do Amazonas.

Como ordem judicial não se discute se cumpre, O Portal Abutre da Notícia acatou a ordem do TRE-AM e retirou do ar a matéria, em que alunos e professores, denunciavam a forma como a sua reitora tratava a instituição e quem ali buscava trabalho e estudo.

A equipe Jurídica do Portal Abutre já busca por meios legais, garantir seu direito constitucional de liberdade de imprensa, que sempre norteou a democracia brasileira desde sua redemocratização na década de 80.

O Portal Abutre da Notícia vem sendo alvo de fake news e de manobras no judiciário, onde tentam calar nossa voz, que ecoa à favor da população denunciando o lado podre da política e do meio empresarial.

A verdade dói e incomoda principalmente os que estão no poder, mas não iremos parar de buscar e denunciar os desmandos de pessoas poderosas.

Liberdade de Imprensa

Qual a lei da liberdade de imprensa?

Regula a liberdade de manifestação do pensamento e de informação. Art . 1º É livre a manifestação do pensamento e a procura, o recebimento e a difusão de informações ou idéias, por qualquer meio, e sem dependência de censura, respondendo cada um, nos têrmos da lei, pelos abusos que cometer.

A liberdade de imprensa é tida como positiva porque incentiva a difusão de múltiplos pontos de vista, incentivando o debate e por aumentar o acesso à informação e promover a troca de ideias de forma a reduzir e prevenir tensões e conflitos.

Qual o papel da imprensa na sociedade?

Informações fornecidas por jornalistas ajudam os cidadãos a tomar decisões com base em informações em uma série de questões, desde financiamento para escolas locais a segurança de alimentos e medicamentos​ e, obviamente, em qual candidato votar.