Pesquisa mostra que Manaus está entre as piores capitais do Brasil

Manaus está entre as cinco piores capitais do Brasil, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IFDM), que calcula o desenvolvimento socioeconômico do municípios brasileiros, com base em indicadores de saúde, educação, emprego e renda.

De acordo com o índice da IFDM, divulgados nesta quinta-feira (8), Manaus está na 23ª posição, superando apenas capitais como Salvador na Bahia, Belém do Pará, Boa Vista em Roraima e Macapá no Amapá.

Na área da saúde, Manaus recebeu uma das piores notas conforme o IFDM com a nota de 0,5547, tendo as piores condições com à atenção básica, óbitos infantis evitáveis, proporção de sete ou mais consultas de pré-natal, número de médicos por mil habitantes, cobertura vacinal, gravidez na adolescência e internações ligadas ao saneamento inadequado.

Para se ter uma ideia de como a nota é ruim, Curitiba que é a capital que lidera o ranking, com a nota de 0,8171 no atendimento na área de saúde básica.

O ensino e a educação na capital do Amazonas também obteve nota baixa com apenas 0,5658, por conta do baixo índice da taxa de matrículas em creches, formação docente adequada no Ensino Fundamental e Médio, distorção idade-série, IDEB nos anos iniciais e finais do Ensino Fundamental, e a grande taxa de abandono escolar e presença de educação integral em Manaus.

O prefeito David Almeida (Avante) está entre os piores prefeitos do Brasil, com um índice de rejeição de até 47% entre os moradores de Manaus, que reprovam sua gestão à frente da Prefeitura de Manaus.