O titular da Secretaria Municipal de Comunicação de Manaus (Semcom) Israel Conte apresentou nesta quarta-feira (20) um laudo pericial que ponta fraude em vídeo publicado pelo Metrópoles, no qual acusa o Portal O Abutre de receber verba da Prefeitura de Manaus.
O conteúdo foi exibido durante uma cessão de tempo na Câmara Municipal de Manaus (CMM), na qual o secretário foi de forma espontânea prestar contas aos vereadores a respeito das acusações.
Segundo Conte, foi contratada uma empresa de fora do Estado, para analisar o conteúdo e oferecer um laudo imparcial do vídeo. E durante a apresentação aos parlamentares foi constatada a manipulação do conteúdo para prejudicar as relações institucionais entre a Prefeitura, o secretário e o Portal Abutre.
“Não podemos assistir passivamente as tentativas de transformar o grande momento da democracia em um festival de denúncias falsas e manipulações grosseriasl, disse Conte a respeito da corrida eleitoral que está prestes a indicar.
“Com base nas análises técnicas pericias detalhadas acima, há de se mencionar, que, O VÍDEO PERICIANDO APRESENTA UM CLARO TRABALHO DE MANIPULAÇÃO AUDIOVISUAL, visto que apresenta edições em pontos muito específicos, quebras de sequência de imagem e som, interrupções nos planos de imagem, bem como interrupções abruptas de áudio, fato verificado a partir da curvatura das ondas sonoras. Deste modo,é possivel identificar que ocorre, consequentemente, alterações do conteúdo, a partir de Intencionalidades distintas ao que se poderia adquirir e apresentar em um conteúdo audiovisual claro e objetivo, havendo cortes comprovados em três momentos temporais distinto”, diz a conclusão do material científico.