Operação ‘Aracelli’ apreende adolescentes por abuso sexual, roubo e tráfico de drogas

Manaus – Sete adolescentes, com idades entre 14 e 17 anos, foram apreendidos, entre a última segunda-feira (18) e esta terça-feira (19), por diversos crimes entre eles abuso sexual infantil. As apreensões foram efetuadas em vários endereços Parque 10 de Novembro, Nossa Senhora das Graças e Novo Aleixo, localizados respectivamente nas zonas Centro-Sul e Norte de Manaus.

As apreensões foram realizadas em cumprimento a mandados de busca e apreensão durante a operação ‘Aracelli’, realizada pela Delegacia Especializada em Apuração de Atos Infracionais (Deaai).

De acordo com a titular da especializada, entre os crimes cometidos pelos adolescentes estão estupro, tortura, tráfico de drogas e roubo. “São casos que não cabem mais recursos”, disse. Os adolescentes apreendidos foram encaminhados ao Centro Socioeducativo Senador Raimundo Parente, ao Centro de Semiliberdade, Centro Dagmar Feitoza e ao juizado de menor.

Operação

A operação, que foi voltada à proteção de crianças vítimas de abuso e outros crimes relacionados, teve como inspiração o dia 18 de maio, data alusiva ao combate de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.
O nome “Aracelli” faz alusão ao caso da pequena Aracelli, que aos 8 anos de idade foi raptada, drogada, estuprada, morta e carbonizada. O fato ocorreu em maio de 1973, no estado do Espírito Santo. O corpo da menina foi deixado desfigurado próximo a uma área de mata, dias após o seu desaparecimento. Na época os suspeitos envolvidos do crime foram absolvidos.

O dia do desaparecimento de Araceli, com o passar dos anos, passou a marcar um lembrete para que a sociedade se atente à violência contra as crianças. O 18 de maio foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a partir de 2000.