Omar quer saber por que empresários financiaram a tentativa de golpe que culminou nos ataque de 8 de janeiro em Brasília

Após a divulgação de que o nome do senador Omar Aziz (PSD-AM), é um dos mais cotados a assumir a presidência ou mesmo a relatoria da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos ataques antidemocráticos de 8 de janeiro, o próprio parlamentar amazonense comentou sobre sua indicação em uma entrevista à uma rádio local.

Um dos pontos defendidos pelo senador é sobre a questão do financiamento dos atos antidemocráticos, por qual razão empresários teriam financiado o ataque à Brasília e as instituições.

Durante entrevista com a CBN, o senador explicou que a composição de uma CPI se dá através da indicação dos partidos e o PSD, partido dele, ainda não divulgou os indicados. Ainda falou sobre a sua suposta participação. “Se eu estiver na CPI, eu tenho o interesse de ouvir vários empresários brasileiros que financiaram esse golpe. E a troco de que? A gente precisa saber!”, enfatizou Aziz.

CPI da Covid

O senador Omar Aziz (PSD-AM) foi escolhido para ser o presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai apurar questões sobre o enfrentamento à pandemia da Covid-19. Aziz foi eleito com 8 dos 11 votos dos membros da comissão. Eduardo Girão (Podemos-CE), o outro candidato à presidência da CPI, teve 3 votos.

Além do presidente, os membros da CPI da Covid também elegeram o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), que protocolou o pedido de criação da comissão, como vice-presidente. Ele era o único candidato ao posto e teve 7 votos favoráveis, também foram registrados 4 votos em branco.