Omar Aziz discute com presidente Lula ações de apoio ao Amazonas em meio à seca severa

O senador Omar Aziz (PSD-AM) se reuniu nesta terça-feira (15) com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para tratar de medidas emergenciais e estruturantes que visam mitigar os impactos da seca que afeta o estado do Amazonas. Durante a audiência, o parlamentar destacou a necessidade de mais recursos federais e ações coordenadas para ajudar as famílias ribeirinhas e as comunidades do interior, que enfrentam condições cada vez mais críticas.

Aziz ressaltou que o encontro foi uma oportunidade para atualizar o Presidente sobre a situação da estiagem e sobre as demandas urgentes do Estado. “O Presidente Lula sempre se mostra muito atento e preocupado com as questões do Amazonas, e neste momento de estiagem severa não é diferente. Nossa população precisa mais do que nunca de todo o apoio do Governo Federal”, afirmou o senador.

De acordo com o Boletim Estiagem, atualizado em 13 de outubro pelo Governo do Estado, todos os 62 municípios do Amazonas estão atualmente em situação de emergência. O cenário é agravado pelo alto número de focos de calor, que já ultrapassam 23 mil registros de abril a outubro deste ano. O Corpo de Bombeiros atuou intensamente no combate aos incêndios florestais, atendendo a mais de 20 mil ocorrências na capital e no interior entre os meses de junho e outubro.

Com foco em uma resposta mais efetiva e de longo prazo, Omar Aziz reforçou ao Presidente Lula a necessidade de obras estruturantes para prevenir futuras crises e proteger as comunidades mais vulneráveis. As medidas discutidas buscam minimizar os efeitos da seca, que tem gerado impactos profundos não apenas na vida dos ribeirinhos, mas também na segurança alimentar e no abastecimento de água para milhares de famílias.

O Governo Federal, segundo Aziz, deve intensificar os esforços de apoio logístico e recursos financeiros para ações de curto e médio prazo, como transporte de água potável e alimentos para as áreas mais afetadas, além de investimentos em infraestrutura para prevenir novas emergências climáticas.