Omar Aziz afirma em entrevista, que pretende retomar as obras da Cidade Universitária da UEA, abandonada em gestões passadas

O senador e pré-candidato ao Governo do Amazonas em 2026, Omar Aziz (PSD), afirmou que um de seus objetivos caso retorne a cadeira de gestor estadual, é retomar a construção da Cidade Universitária da Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

O anúncio foi feito por Omar durante entrevista nesta sexta-feira (2), a um programa local, onde falou sobre o assunto.

A Cidade Universitária da UEA no município de Iranduba, foi idealizada por Omar e anunciada em 2012, criando um complexo que incluiria espaços residenciais, comerciais e turísticos para acomodar estudantes de todo Amazonas que fariam seus cursos na universidade do estado.

Em 2017, na gestão José Melo, as obras da Cidade Universitária foram paralisadas, sem previsão de retorno, deixando o local abandonado e se tornando uma cidade fantasma.

Omar defende o retorno da construção da Cidade Universitária como um projeto em um possível retorno seu ao Goveno do Amazonas, que beneficiaria, segundo ele, cerca de 2 mil estudantes, principalmente os oriundos do interior do Amazonas.

“Os estudantes vão comer, vão estudar e não vão ter que gastar R$ 1”, disse o senador, que garante que retomar as obras da Cidade Universitária e finaliza-la, é deixar bons frutos para o conhecimento para as próximas gerações.

“O interior não vai ser desenvolvido sem conhecimento, e conhecimento é através da educação. E não é para a minha geração, eu não vou estar aqui mais, não vou estar vivo para ver isso explodir lá na frente. Ninguém pode fazer uma obra dessas para que o resultado seja no dia seguinte, é médio a longo prazo”, finalizou Omar.