MP-AM vai investigar denúncia de desvio de dinheiro para compra de combustíveis em secretarias municipais

O Ministério Público do Amazonas (MP-AM), vai investigar uma denúncia de desvio de dinheiro destina a compra de combustíveis pela Prefeitura de Manaus, dentro das secretárias municipais de saúde e clima.

De acordo com o documento homologado em Diário Oficial, secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudança do Clima (Semmasclima), estariam desviando recursos que seriam para a compra de combustíveis.

Ainda segundo o documento, servidores com anuência de secretários, estariam envolvidos no esquema, que já causou um prejuízo aos cofre públicos municipais.

“Instaurar procedimento preparatório N° 06.2025.00000755-4, nos termos do Art. 26 e 31 da Resolução N° 006/2015-CSMP, com vistas a obter elementos para identificação dos investigados e delimitação do objeto, referente aos supostos atos de improbidade administrativa praticados no âmbito da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), consistente em desvio de verba de combustível”, cita um trecho do documento.

Investigações nas contas da prefeitura

O Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), atendendo a um pedido do Ministério Público do Amazonas (MP-AM) e do Ministério Público de Contas (MPC), e vai apurar os gastos da Prefeitura de Manaus.

A Secretaria de Controle Externo (Secex) do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), vai realizar uma inspeção em contratos, termos aditivos e renovações que somam cerca de R$ 198,1 milhões com a Murb Manutenção e Serviços Urbanos Ltda., Grafisa Gráfica e Editora Ltda., Construtora Rio Piorini Ltda. e Royal Tech (Royal Technologies Ltda).

A devassa nas contas se dá porque uma empresa que possue contratos milionários com a Prefeitura de Manaus, está ligado a Lidiane Oliveira Fontenelle, mãe da primeira-dama de Manaus, Izabelle Fontenelle e sogra de David Almeida (Avante).

Lidiane Oliveira Fontenelle, seria administradora da empresa MURB MANUTENÇÃO E SERVIÇOS URBANOS LTDA, e chegou a assinar contratos entre a empresa e a Prefeitura de Manaus, para prestar serviços de limpeza urbana em Manaus.

Outra empresa que realizava pagamentos a sogra de David Almeida, seria a CONSTRUTORA RIO PIORINO LTDA, que vai ser investigada pelo órgão de contas.

Em breve poderemos ter uma mega operação Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), envolvendo a administração municipal.