
Comandada pelo 11º BPM, a nova estrutura de segurança vai atender também as comunidades ribeirinhas de Barreirinha, Nhamundá e Boa Vista do Ramos
O município de Parintins recebeu a implantação da Patrulha Maria da Penha Fluvial para reforçar o combate à violência contra a mulher na região do Baixo Amazonas. A conquista atende ao requerimento nº 553/2026, de autoria da deputada estadual Mayra Dias (PSD), aprovado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).
A iniciativa garante uma lancha adaptada e uma viatura para o 11º Batalhão da Polícia Militar (BPM), estendendo o atendimento especializado também às comunidades de Barreirinha, Nhamundá e Boa Vista do Ramos.
Reconhecida como uma das principais vozes na defesa dos direitos das mulheres no parlamento estadual, Mayra Dias também foi a autora do pedido para a implementação da Ronda Maria da Penha em Parintins e nos municípios de Manacapuru, Tefé, Itacoatiara e Tabatinga. A deputada ressaltou a importância de adaptar as forças de segurança à realidade geográfica do interior, onde o acesso às comunidades ribeirinhas é predominantemente feito por rios.
“Esse é um avanço importante para fortalecer a proteção das mulheres no interior do Amazonas. O requerimento que apresentamos para a implantação da Patrulha Maria da Penha Fluvial foi atendido, garantindo uma lancha e também uma viatura para ampliar o atendimento e a presença das forças de segurança nas comunidades do interior”, destacou Mayra Dias.
A nova estrutura náutica permitirá que a Polícia Militar realize visitas periódicas para fiscalizar medidas protetivas de urgência, monitorar agressores e promover ações educativas em áreas de difícil acesso. O policiamento também será intensificado durante grandes eventos da região, como o Festival Folclórico de Parintins, período em que o fluxo de pessoas aumenta significativamente.
Para a parlamentar, a chegada do equipamento representa a consolidação de uma rede regional de proteção que leva cidadania a quem mais precisa.
“Seguimos trabalhando por políticas públicas que respeitem a realidade do nosso estado e levem mais proteção, cuidado e dignidade para as mulheres amazonenses”, finalizou a deputada.



