26.3 C
Manaus
segunda-feira, 9 de fevereiro de 2026

Mateus Assayag apresenta calendário turístico de Parintins ao ministro do Turismo

Além do Festival de Parintins, o prefeito destacou outros eventos e potencialidades

O prefeito de Parintins, Mateus Assayag, apresentou o calendário turístico do município ao ministro do Turismo, Gustavo Feliciano, durante agenda realizada na semana passada, em Brasília. O diálogo ocorreu no contexto das articulações em busca de recursos para o Festival de Parintins 2026 e contou com a presença dos presidentes dos bois Garantido e Caprichoso, praia de Góes e Rissy Amoedo, respectivamente.

Segundo Mateus Assayag, a pauta principal da viagem foi o Festival, mas a oportunidade também foi utilizada para ampliar a discussão sobre o potencial turístico de Parintins ao longo de todo o ano. O prefeito destacou eventos como o Carnailha e o Carnaboi, além de datas comemorativas e festas regionais que integram o calendário oficial do município.

“A gente aproveita a viagem, a pauta era o Festival, mas também para falar de todos os nossos eventos turísticos, do nosso calendário turístico de Parintins, começando pelo Carnailha e Carnaboi, que sem dúvida nenhuma se consolida como o maior carnaval do Norte do Brasil”, disse o prefeito.

Durante a conversa, Assayag ressaltou que a estratégia da gestão municipal vai além dos grandes eventos e busca estruturar o turismo de forma permanente. Ele explicou que Parintins trabalha para fortalecer, no médio e longo prazo, modalidades como o turismo de base comunitária, turismo de pesca esportiva, turismo de visitação e de observação, envolvendo tanto a área urbana quanto a zona rural do município.

“O turismo precisa acontecer todos os meses em Parintins, com geração de emprego e renda. É isso que nós estamos construindo: uma cidade preparada para receber visitantes o ano inteiro”, afirmou.

O prefeito classificou o encontro como positivo e destacou que esse foi o primeiro contato institucional com o ministro Gustavo Feliciano. “Foi uma conversa extremamente satisfatória e não tenho dúvidas de que vai render muitos resultados positivos”, disse.

LULA

Mateus Assayag também relembrou que, durante os governos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o Festival de Parintins recebeu, em média, R$ 10 milhões por ano em investimentos federais — volume de recursos.