Em Itacoatiara o ano novo começou com triste para pais e mães de família que foram demitidos pelo prefeito Mário Abrahim. As demissões constam no Diário Oficial dos Municípios (DOM), desta quarta-feira (3), e abrange diversos setores da máquina pública.
A lista de pelo menos mil funcionários demitidos pelo prefeito Mário Abrahim, estão professores, auxiliares de serviços gerais, vigias entre outros profissionais que estavam prestando serviços para a Prefeitura de Itacoatiara. A área de educação foi a mais atingida pelos cortes, que teve profissionais da área de saúde e infraestrutura, demitidos.
Foram pelo menos 700 professores demitidos logo no início do ano letivo, que terá de recontratar esses profissionais para suprir as necessidades da Secretaria Municipal de Educação de Itacoatiara.
O prefeito afirma que os cortes foram necessários para equalizar as contas do município. Já para a oposição, as demissão demostram o despreparo do prefeito Mário Abrahim, que não realizou concurso público para a contratação efetiva de professores e servidores para melhorar a educação no município.
Ainda segundo a oposição de Abrahim no município, o prefeito vai utilizar as demissões e a possível recontratação desses profissionais, como moeda de troca visando as eleições municipais deste ano.