Os trabalhos aprovados são resultados de pesquisas nas áreas de desenvolvimento de jogos digitais e de tabuleiro, Ciência de Dados, Game Learning Analytics e Gamificação
O Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em Tecnologias Emergentes (ThinkTEd), da Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), teve a aprovação de oito artigos científicos na categoria full paper, trilha de Educação, do XXIII Simpósio Brasileiro de Jogos e Entretenimento Digital (SBGames 2024). As pesquisas foram desenvolvidas sob a orientação das professoras doutoras Fernanda Pires e Marcela Pessoa, co-fundadoras e coordenadoras do ThinkTEd. Este ano, a UEA sediará a 23ª edição do evento na capital, que será realizado no período de 30 de setembro a 3 de outubro.
Os trabalhos aprovados são resultados de pesquisas nas áreas de desenvolvimento de jogos digitais e de tabuleiro, Ciência de Dados, Game Learning Analytics e Gamificação. As pesquisas foram realizadas por professores e acadêmicos da UEA, de instituições parceiras do Amazonas e de outras regiões do país. Entre os docentes e discentes da UEA estão: Prof.ª Dra. Fernanda Pires, Prof.ª Dra. Marcela Pessoa, Prof. Me. Carlos Duarte, Prof.ª Ma. Rafaela Melo e o Prof. Me. Osvaldo Viana e os alunos, Clediana Alves, Raquel Laís, Laís Calderado, Alessandra Corrêa, Handryo Laudinei, Jean Miguel e Jean Machado.
Dentre as instituições parceiras estão quatro estudantes de mestrado em Informática da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e duas docentes, são eles: Douglas Melo, Fabrizio Honda, Jeniffer Macena e João Bernardo, membros do ThinkTed, Prof.ª Dra. Elaine Harada Teixeira de Oliveira e a Prof.ª Dra. Tayana Conte. A Prof.ª Dra. Luma da Rocha Seixas, da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e o Prof. Dr. Cleon Xavier Pereira Júnior, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) compõem a equipe.
Segundo as coordenadoras, a aprovação desses artigos no SBGames 2024 é uma demonstração do compromisso da EST/UEA – ThinkTEd Lab com a excelência acadêmica e a inovação tecnológica, destacando a relevância e qualidade das pesquisas desenvolvidas. Além disso, merece um destaque especial a aprovação dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e pesquisas de mestrado.
“Eles reforçam a qualidade e relevância das pesquisas desenvolvidas pelo grupo de pesquisa: Enigma Pirata, que explora a prática da Teoria dos Conjuntos e o desenvolvimento do Pensamento Computacional; Desenvolvimento de Especialista em Gamificação no ChatGPT 4.0, que aborda o uso de gamificação para aprimorar o aprendizado; e GDS System, que propõe uma abordagem narrativa para a gamificação educacional”.
Além dos artigos, o trabalho “Desafios na implementação de técnicas de GLA em um jogo educacional de algoritmos: um estudo de caso”, é resultado de uma pesquisa conduzida por mestrandos, cujo estudo detalha os desafios e soluções na implementação de técnicas de Game Learning Analytics em jogos educacionais.
O SBGames é o maior evento acadêmico da América Latina dedicado a discutir a pesquisa, o desenvolvimento e a indústria de jogos e entretenimento digital. Reúne professores, pesquisadores, estudantes e empresários que têm os jogos como objeto de investigação e produto de desenvolvimento. Anualmente são recebidos cerca de mil participantes de diferentes regiões do Brasil e de países como Peru, Argentina, Uruguai, Estados Unidos, Inglaterra e Portugal. O evento possui QUALIS CAPES A4, destacando sua relevância e impacto acadêmico.