Os vereadores Richardson do Mutirão (PL) e professora Francelizia (PT), conseguiram no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), a anulação da eleição para a presidência da Câmara Municipal de Itacoatiara, município distante 250 quilômetros de Manaus.

Os magistrados acolheram Mandado de Segurança impetrado pelos vereadores com uma decisão de dez votos a favor contra quatro votos contra, anulando a eleição para presidência da Câmara Municipal de Itacoatiara realizada em 2022.

Richardson do Mutirão e professora Francelizia disseram na Justiça que não participaram da votação, porque haviam solicitado licença de dez dias por ocasião do período eleitoral de 2022 e pediram para que o processo de escolha da nova mesa diretora fosse adiado, o que não foi atendido pelo presidenta da casa Junior Galvão.

Junior Galvão prosseguiu com o processo eleitoral da mesa diretora sem a presença dos dois vereadores, sendo reeleito para presidência da Câmara. Com isso, a Justiça entendeu que os vereadores Richardson do Mutirão e professora Francelizia tiveram os direitos violados, anulando a eleição de 2022.

Com a decisão, o presidente da Câmara deverá realizar novas eleições com a participação dos dois vereadores.