O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu afastar o juiz da comarca de Coari, Fábio Lopes Alfaia, por suspeitar de favorecer em suas decisões a família Pinheiro, que tem como chefe o ex-prefeito Adail Pinheiro, os filhos Adail Filho e Mayara Pinheiro e o atual prefeito Kleytton Pinheiro.
Fábio Lopes Alfaia é conhecido por proteger a família Pinheiro em decisões judiciais que favorecem Adail e suas crias, ficou no foco do CNJ após anular as investigações do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), que prendeu uma organização criminosa que desviou mais de R$ 100 milhões dos cofres da prefeitura de Coari, chefiado pelo ex-prefeito Adail Filho, preso há época.
O juiz Fábio mandou arquivar o processo que tinha Adail Filho como principal acusado de chefiar uma organização criminosa que lesou o patrimônio do município de Coari, além de sumir com mais dois processos de pedofilia contra o ex-prefeito Adail Pinheiro, condenado pelos mesmos crimes.
Após o arquivamento que beneficiou o ex-prefeito Adail Filho, Fábio aparece em fotos espalhadas nas redes sociais, confraternizando com membros da família Pinheiro e assessores de Adail Filho, o que soou suspeito para o Ministério Público e o Conselho Nacional de Justiça.
O jornalista Ronaldo Tiradentes comemorou o afastamento do magistrado, que deve perder a toga de juiz por envolvimento com um grupo criminoso chefiado por um ex-condenado a pedofilia e corrupção no interior do Amazonas.