A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), divulgou os dados mensais sobre a presença dos deputados em sessões plenárias na casa legislativa, e os gastos feitos por cada um deles da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (Ceap), o famoso Cotão.
De acordo com o levantamento feito pela própria Assembleia Legislativa do Amazonas, a deputada Joana Darc está entre os parlamentares mais faltosos da Aleam, somando 47 faltas que são contados do dia 02 de fevereiro deste ano e e vai até o dia do recesso parlamentar em 12 de julho. Em suma nesse período, foram realizadas 65 sessões e 15 ordens do dia, que é o momento de votação de projetos.
Neste quesito, Joana Darc só perdeu para o deputado petista Sinésio Campos, que somou 49 faltas, apenas duas a mais que sua colega de parlamento.
Durante as 47 faltas registradas por Joana Darc na Aleam, está as polêmicas faltas que a levou ter um pedido de cassação por quebra de decoro parlamentar, ao aparecer em um vídeo no cruzeiro do cantor Wesley Safadão, onde a parlamentar vira ‘chacota’ ao dialogar com o humorista Tirilipa.
Já na questão do uso do Cotão, os deputados tem ao seu dispor por mês, cerca de R$ 49,8 mil para auxiliar os parlamentares durante seus mandatos.
No período que referente aos meses de fevereiro até o mês de julho, onde ocorreu recesso parlamentar, Joana Darc gastou o equivalente a R$ 188.186,25 (cento e oitenta e oito mil, cento e oitenta e seis reais e vinte e cinco centavos) do Cotão.
O uso de suas redes sociais e o impulsionamento de alguns trabalhos feitos pela parlamentar, também lhe geraram um pedido de cassação de seu mandato por quebra de decoro parlamentar, ao realizar um live onde atacava o IBAMA em Manaus, convidando seus seguidores a fazer o mesmo, pondo em risco um órgão público federal.
A representação contra a deputada, somou mais de 23 mil assinaturas e deverá ser apreciado pelos seus pares no Conselho de Ética da casa.