
A nova secretária da recém-criada Secretaria de Proteção Animal, a deputada Joana Darc (UB), foi duramente criticada nas redes sociais nesta quinta-feira (02/10), ao tentar usar o resgate de uma onça-pintada, em situação de risco no Rio Negro.
Agentes do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) juntamente com especialistas da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), resgataram uma onça-pintada nesta quarta-feira (01/10), enquanto ela nadava pelo Rio Negro, próximo à Praia da Ponta Negra, zona Oeste de Manaus.
O fato chamou a atenção das autoridades e da população, porque o animal tentava atravessar o rio a nado, ferido e muito desgastado pela travessia.
A onça foi sedada e encaminhada a uma clínica veterinária, onde exames constataram ferimentos graves provocados por disparos de arma de fogo, além de dentes fraturados e projéteis alojados no corpo.
A deputado Joana Darc tentou se apropriar do resgate do felino, afirmando nas redes sociais que foi uma equipe chamada de “Equipe Pet”, ligada ao seu gabinete, que foi quem fez o salvamento da onça.
Nas redes sociais, os internautas criticaram a deputada, por tentar se apropriar do trabalho dos outros. Joana divulga imagens onde se mostra peça central no resgate do animal, inclusive na cirurgia que removeu os projéteis de chumbinho alojado na onça, o que remeteu a uma propaganda eleitoral disfarçada.
“É inaceitável que um episódio tão grave de violência contra a fauna seja usado como palanque político. O resgate foi fruto do trabalho da polícia ambiental e de profissionais qualificados, não de uma estratégia de marketing pessoal”, escreveu uma internauta.





