Os irmãos gêmeos Richardson Oliveira Azevedo e Ricardson Oliveira Azevedo foram condenados a 27 anos e um mês de prisão, pela morte de Guilherme Alberto Martins. O crime aconteceu no 18 de agosto de 2020, por volta das 17h, na rua Vinícius de Moraes, bairro Coroado I, zona Leste de Manaus.
Os irmãos gêmeos foram denunciados pelo Ministério Público como incursos nas penas do art. 121, parágrafo 2.º, incisos I (motivo fútil), IV (recurso que dificultou a defesa da vítima) do Código Penal.
Os dois réus aguardavam o julgamento presos provisoriamente e, com a condenação, deram início ao cumprimento provisório da pena. O julgamento foi realizado pela 1.ª Vara do Tribunal do Júri da Comarca de Manaus na terça-feira (26), sob a presidência da juíza de direito Roseane do Vale.
De acordo com a denúncia formulada pelo Ministério Público, o crime teve relação com brigas entre membros de facções criminosas do tráfico de drogas.
Durante o julgamento, o promotor de justiça Vivaldo Castro de Souza sustentou o pedido de condenação dos réus nos termos da Denúncia e da Decisão de Pronúncia (em que o juiz determinou que os réus fossem submetidos a júri popular). A defesa requereu a absolvição, pela negativa de autoria e, de forma subsidiária, o afastamento da qualificadora do motivo fútil.
Após a instrução em plenário e os debates entre acusação e defesa, os jurados votaram pela condenação dos irmãos acolhendo todos os termos da denúncia.
Da sentença, cabe apelação.