As inscrições para os editais do Prêmio de Turismo Maria Helena Fonseca, da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), seguem até o dia 8 de maio. Com foco na Agenda 2030 e nos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), o prêmio objetiva identificar e premiar projetos acadêmicos, concluídos ou em andamento, desenvolvidos na área do turismo no Amazonas, relacionados aos setores público e/ou privado que atendam, no mínimo, um dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).
O primeiro edital destina-se a estudantes e egressos de Instituições de Ensino Superior (IES) sediadas no Estado do Amazonas, com cursos de bacharelado ou tecnológico em Turismo ou áreas correlatas. Os participantes devem apresentar propostas de “Ideias e Soluções” para o setor do turismo, com base em pesquisas realizadas entre 2019 e 2023, ou em fase de finalização no ano de 2024. O segundo edital é voltado para profissionais ativos ou aposentados da área do turismo, incluindo professores, gestores públicos e empreendedores privados.
Os profissionais interessados podem se inscrever em três categorias distintas: Profissionais da Academia, Profissionais da Gestão Pública e Profissionais da Iniciativa Privada.
Para o reitor da UEA, André Zogahib, os editais representam um compromisso da instituição com o desenvolvimento responsável do turismo regional. “Estamos comprometidos em apoiar e incentivar iniciativas que contribuam para o desenvolvimento responsável do turismo na região”, afirmou.
A análise das propostas e a divulgação dos resultados ocorrerão conforme o cronograma estabelecido, culminando com a cerimônia de premiação prevista para o dia 18 de junho de 2024, no auditório da Escola de Direito da UEA.
Sobre o Prêmio
O Prêmio de Turismo Maria Helena Fonsêca é uma iniciativa do Laboratório do Curso de Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (Labotur/UEA), em parceria com a Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav-AM), Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH-AM) e Associação Brasileira de Turismólogos e Profissionais do Turismo (ABBTUR-AM).
O evento teve a primeira Edição realizada no ano de 2016 e segue, de acordo com o disposto nos tópicos deste edital, com o propósito de unir ciência, inovação e turismo, como possibilidade e oportunidade de identificar, reconhecer e premiar iniciativas inovadoras que contribuam para proteger, recuperar, promover e impactar, positivamente, os ecossistemas e a biodiversidade do estado do Amazonas, por meio da economia gerada pela atividade do turismo.
Para mais informações, acesse os links dos editais abaixo.
Edital – Estudantes e Egressos: https://selecao1.uea.edu.br/?dest=info&selecao=9763
Edital Profissionais: https://selecao1.uea.edu.br/?dest=info&selecao=9764