A defesa civil interditou a Catedral Metropolitana de Manaus de Nossa Senhora da Conceição nesta sexta-feira (2), após detectarem um risco de desabamento da área frontal da matriz da igreja católica.

Um dos pilares do prédio histórico se soltou e corre risco de ruir o mezanino de entrada, conforme comunicado feito pelo Padre Hudson Ribeiro, pároco da Catedral.

“A coluna centenária é de madeira. Pensávamos que era de concreto. Acionamos o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico) e a SEC (Secretaria de Cultura do Amazonas). Estiveram aqui, avaliaram e nos solicitaram que chamássemos imediatamente a Defesa Civil”, informa a nota.

O problema foi vistoriado pela Secretaria de Cultura do estado e pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). O prédio no centro de Manaus é tombado como patrimônio histórico e cultural.

Neste sábado (3), a própria Defesa Civil intermediou junto com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), para que fosse providenciado o escoramento do local.

Catedral-coluna-768x512-1 Igreja Matriz de Manaus é interditada pela Defesa Civil