Grupo chinês Wanda compra produtora do Globo de Ouro

O grupo chinês Wanda, em plena expansão de compras em Hollywood, anunciou nesta sexta-feira (4) a compra da produtora de televisão americana Dick Clark Productions, dona dos direitos dos Golden Globes (Globo de Ouro), confirmando assim seu profundo interesse pela indústria do entretenimento.

O grupo americano passará ao controle de Wanda por US$ 1 bilhão, segundo comunicado oficial.

“Esta compra marca uma etapa maior na expansão de Wanda no setor do entretenimento”, explicou o conglomerado chinês.

Wanda, que também investe no setor imobiliário, comprou no início do ano o estúdios de Hollywood Legendary Entertainment (de Jurassic World, Batman e Godzilla, entre outros) por US$ 3,5 bilhões.

Wanda ingressa assim no setor da produção audiovisual.

Além do Globo de Ouro, a Dick Clark é proprietária dos direitos televisivos de transmissão de eventos como os American Music Awards ou o Miss America e produz programas de sucesso como “So You Think You Can Dance”.

A empresa americana conservará seus atuais diretores, segundo a Wanda, dirigida por Wang Jianlin, um dos homens mais ricos da China.

Em 2012, ele comprou por US$ 2,6 bilhões a cadeia de salas de cinema AMC, que, por sua vez, comprou mais tarde por US$ 1,2 bilhão o grupo de cinemas Odeon & UCI, com sede em Londres.

Em setembro, assinou uma associação estratégica com a Sony Pictures para investir em filmes nas quais Wanda “insistirá em um componente chinês”.

O gigante chinês se apresenta como a maior operadora de salas de cinema e maior empresa esportiva do mundo.