Após a morte da influenciadora trans, Deuzimar Paiva Rodrigues, mais conhecida como ‘Buiu a Bonita’, ocorrida no último sábado (8), populares levantaram uma questão: A Prefeitura de Manaus tem uma parte no acidente que vitimou a influencer.
De acordo com os internautas, a parte da Avenida Coronel Teixeira, onde Buiu foi atropelada, não tem uma iluminação adequada para os pedestres. O lugar é escuro e com pouca visibilidade para quem costuma atravessar a avenida.
Mesmo após o aumento um Projeto de Lei que gerou um aumento no preço cobrado ao manauara de taxa de iluminação pública em Manaus, praças e avenidas continuam sem iluminação adequeda.
De janeiro a outubro de 2024, a Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), chegou aos R$ 174,5 milhões repassados à Prefeitura de Manaus, que deveria cuidar para que a empresa Manaus Luz, responsável pela iluminação pública da cidade, possa fazer seu trabalho, o que não vem ocorrendo.
A gestão do prefeito David Almeida vai gastar R$ 1,8 bilhão em contrato com a empresa Manaus Luz para iluminação pública que será estendido até 2045. A prorrogação foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM), do dia 6 de dezembro.
Enquando a Prefeitura de Manaus não dá um jeito de iluminar a cidade, a população que precisa de iluminação em locais públicos, continua sofrendo com a escuridão e sujeito a sofre acidentes como ocorreu com a Buiu a Bonita, ou assaltos, já que a escuridão favorece a bandidagem.