Empresários do setor denunciaram que o prefeito teria como laranjas Sr. José Valdemir Ribeiro Torres, vulgo “chupa” e seu irmão Pablo, e, por isso publicou Decretos impedindo a mineração de areias em Novo Airao, a não ser seu irmão e o suposto laranja.
Empresários denunciam que a Prefeitura de Novo Airao não fiscalizaria nem exigiria nenhuma obrigação legal dos supostos testas de ferro do prefeito .
O GAECO, segundo informações, deverá investigar profundamente os supostos laranjas do prefeito e acompanhar as investigações da Delegacia Fazendária e do meio ambiente.
Simultaneamente começam à vir à tona outras denúncias contra o prefeito de Novo Airao, sendo a mais escandalosa a que dá conta de estranhos contratos só com empresas de Manacapuru, como a de combustíveis, onde, embora existam postos de combustíveis em Novo Airao, fornecendo inclusive para a Câmara de Vereadores, o Prefeito manda todas os veículos da prefeitura abastecerem no município vizinho, que obriga um percurso de 200 km, fatos que estão sendo organizados e serão noticiados aqui, com exclusividade .