Embarcação explode no Porto da Manaus Moderna, durante manutenção no tanque de combustíveis

Um barco de passageiros chamado Itapuranga 3, que estava atracado no Porto da Manaus Moderna, explodiu nesta sexta-feira (11), na parte de trás da embarcação e deixou diversas pessoas feridas.

De acordo com informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros que foi acionado para a ocorrência, durante a explosão, cerca de oito pessoas estavam no porão da embarcação, uma pessoa morreu e outras sete foram socorridas por equipes de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além disso, a direção do Porto de Manaus acionou a empresa responsável pelo Plano de Emergência Individual (PEI), que conforme análise inicial constatou que não houve nenhum dano ambiental. Uma perícia será realizada para dizer a procedência da explosão.

A hipótese levantada pelos Bombeiros é de que a explosão ocorreu durante uma manutenção no tanque de combustível do barco.

“Durante uma manutenção houve algum procedimento que ocasionou a explosão, uma faísca, ou outra que fizeram no local. Porque assim que retira o combustível você cria um ambiente gasado. E esse gás perto de uma faísca ele explode”, disse o tenente Jonatas Castro, do Corpo de Bombeiros.

Três vítimas graves tiveram o corpo parcialmente queimado sendo uma morte no local. Outras cinco pessoas foram levadas aos hospitais com queimaduras leves. Uma das vítimas graves, veio a falecer no hospital neste sábado (12), e a terceira vítima segue em estado grave.

O Porto privatizado emitiu uma nota falando sobre o acidente que vitimou os trabalhadores.

“Às 14h, trabalhadores estavam lavando o tanque do barco, durante um trabalho de rotina, quando houve uma explosão no Porão. Três pessoas estavam no local, duas ficaram feridas e uma vítima fatal. Ao todo, 8 pessoas ficaram feridas”, diz a nota.