Um barco de passageiros chamado Itapuranga 3, que estava atracado no Porto da Manaus Moderna, explodiu nesta sexta-feira (11), na parte de trás da embarcação e deixou diversas pessoas feridas.

De acordo com informações repassadas pelo Corpo de Bombeiros que foi acionado para a ocorrência, durante a explosão, cerca de oito pessoas estavam no porão da embarcação, uma pessoa morreu e outras sete foram socorridas por equipes de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Além disso, a direção do Porto de Manaus acionou a empresa responsável pelo Plano de Emergência Individual (PEI), que conforme análise inicial constatou que não houve nenhum dano ambiental. Uma perícia será realizada para dizer a procedência da explosão.

A hipótese levantada pelos Bombeiros é de que a explosão ocorreu durante uma manutenção no tanque de combustível do barco.

“Durante uma manutenção houve algum procedimento que ocasionou a explosão, uma faísca, ou outra que fizeram no local. Porque assim que retira o combustível você cria um ambiente gasado. E esse gás perto de uma faísca ele explode”, disse o tenente Jonatas Castro, do Corpo de Bombeiros.

Três vítimas graves tiveram o corpo parcialmente queimado sendo uma morte no local. Outras cinco pessoas foram levadas aos hospitais com queimaduras leves. Uma das vítimas graves, veio a falecer no hospital neste sábado (12), e a terceira vítima segue em estado grave.

O Porto privatizado emitiu uma nota falando sobre o acidente que vitimou os trabalhadores.

“Às 14h, trabalhadores estavam lavando o tanque do barco, durante um trabalho de rotina, quando houve uma explosão no Porão. Três pessoas estavam no local, duas ficaram feridas e uma vítima fatal. Ao todo, 8 pessoas ficaram feridas”, diz a nota.