A conselheira Yara Lins foi reeleita para a presidência do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM) em sessão extraordinária nesta quinta-feira (7), garantindo continuidade no comando da Corte para o biênio 2026-2027. Com mandato atual até dezembro de 2025, Yara Lins contou com cinco votos a favor entre os seis conselheiros presentes, enquanto um voto foi registrado em branco pelo conselheiro Érico Desterro.

Yara Lins faz história ao se tornar a primeira presidente a comandar o tribunal por dois mandatos consecutivos a partir de uma reeleição.

A reeleição foi viabilizada após uma alteração no Regimento Interno do TCE-AM, aprovada no dia 5 de novembro e confirmada pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) nesta quarta-feira (6). A partir de agora os conselheiros elegem cargos como presidente, vice-presidente, corregedor-geral, ouvidor e coordenador-geral da Escola de Contas Públicas, para mandatos de dois anos, com permissão para uma nova recondução aos mesmos cargos. A convocação para nova eleição pode ser realizada após um ano do último pleito.

Também nesta quinta-feira, o atual corregedor, conselheiro Josué Neto foi eleito para a vice-presidência para o próximo biênio.Já o atual vice-presidente da Corte de Contas, conselheiro Luis Fabian Barbosa, será o corregedor do órgão a partir de 2026.

A coordenação da Escola de Contas Públicas continuará com o conselheiro Júlio Pinheiro, que ocupará o cargo pela terceira vez e o conselheiro Mario de Mello seguirá nas atividades da Ouvidoria.

A definição da presidência da 1ª e 2ª Câmara do TCE-AM será feita durante a 1ª Sessão Ordinária do Tribunal Pleno de 2026.