Detentos da Unidade Prisional do Município de Itacoatiara no interior do Amazonas, iniciaram uma rebelião nesta terça-feira (9), logo após a suspensão de visitas de parentes no presídio.

Segundo informações repassadas pela polícia, equipes do Batalhão de Choque e do Companhia de Operações Especiais (COE), fora acionadas para controlar o tumulto. Os detentos queimaram colchões e com a entrada da polícia, ouviram barulhos de explosões na parte interna do presídio.

Familiares ficaram desesperados com a situação e se reuniram na frente do presídio para obter informações de seus parentes presos.

A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), divulgou uma nota confirmando a rebelião e afirmando que a situação já havia sido controlada.

“A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), informa que registrou na manhã desta terça-feira (9), uma ocorrência pontual envolvendo internos da Unidade Prisional de Itacoatiara (UPI). Policiais militares do 2º Batalhão de Itacoatiara foram acionados de pronto para conter a ocorrência, bem como um reforço policial foi enviado para o município por meio 1° Batalhão de Choque (BPChoque) e da Companhia de Operações Especiais (COE), para os procedimentos operacionais padrão. A Seap esclarece que um procedimento administrativo será aberto para apurar as circunstâncias”, diz a nota.

Não foi informado se houve feridos durante o tumulto.