Após cerca de 15 dias de muito calor, fumaça e combate as queimadas, Manaus amanheceu nesta quinta-feira (23) com uma forte chuvas em todas as suas zonas.

Segundo informações repassadas pela Defesa Civil do Amazonas, a chuva desta manhã já bateu a previsão acima de 38 milímetros, e divulgou alertas para a possibilidade de enxurrada em áreas urbanas (com alta declividade) onde o escoamento superficial é concentrado  em córregos e canais, em áreas densamente ocupadas às margens dos igarapés Mindú, Goiabinha, Passarinhos, Bolívia, Barro Branco, Franco, Franceses, Cachoeira Grande e São Raimundo e deslizamentos de terra.

“As áreas de risco de movimentos de massa no município caracterizam-se pela presença de áreas de risco sujeitas a processos de movimentos de massa, sobretudo deslizamentos de terra induzidos. Esta situação associada à precipitação incidente e acumulada, somada à previsão meteorológica, indica que podem ocorrer deslizamentos pontuais e induzidos nas áreas de risco mapeadas.”

Regiões do bairro do Coroado, Aleixo, Águas Claras, Japiim entre outras, registraram ainda ventos fortes com alagamentos e quedas de árvores.

Na rotatória do Conjunto Eldorado, na zonas Centro-sul de Manaus, registrou um alagamento que prejudicou o trânsito no local. A Avenida Autaz Mirim e a Bola do Produtor na zona Leste, também registraram pontos de alagamentos.

Na Avenida das Torres, um acidente entre veículos causou um grande congestionamento no local. Na Avenida Brasil com Coronel Teixeira, um caminhão em pane deixou o local intransitável.

No bairro da Cachoeirinha, uma árvore ao lado do Hospital do Exército caiu na rua, fazendo com que o trânsito no local ficasse com dificuldades.

Os moradores devem seguir as orientações da Defesa Civil. Em caso de emergência, ligue 199 ou 193.