Concursados da Semsa protestam contra David e Shádia Fraxe em frente a sede da secretaria

Enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e psicólogos se reuniram nesta segunda-feira (7), para protestar em frente a sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), contra o prefeito David Almeida (Avante) e a secretária Shádia Fraxe.

O protesto é por conta do não chamamento dos aprovados em concurso público, mesmo com a Prefeitura de Manaus tendo assinado um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG), com o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), para que a Semsa acelere a convocação dos aprovados.

“É uma falta de respeito com os aprovados, mas também com a população de Manaus, que precisa da saúde básica. A atenção básica é a porta de atendimento aos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Nos sentimos deixados de lado pela atual gestão municipal que quer pintar uma realidade que não acontece. As filas de madrugada não é uma coisa cultural, precisamos de mais convocações expressivas no decorrer do ano”, disse o técnico de enfermagem Malcom Francis.

De acordo com informações do grupo de aprovados no concurso da Semsa, a secretaria continua mantendo de forma irregular, trabalhadores temporários nas vagas que deveriam já serem ocupadas pelos concursados aprovados no último certame.

Na denúncia, os aprovados afirmam que o prefeito David Almeida (Avante), e a secretária Shádia Fraxe, prometeram convocar e nomear os aprovados, mas não estão fazendo para manter os servidores temporários por motivações políticas.

“Estamos aqui lutando para que todos no cadastro reserva sejam chamados. Há uma infinidade de cargos. Mais profissionais da saúde vão reforçar o atendimento. Infelizmente, é necessário fazer uma manifestação em frente da secretaria para que a prefeitura possa convocar os aprovados”, destacou o enfermeiro Rafael Silva.