As inscrições iniciam nesta terça-feira (16/07) e seguem até o dia 18 de outubro, no site da Ticket Sports
Prepare o tênis e a disposição porque no dia 24 de outubro será realizada a II Corrida do Sauim-de-coleira da Universidade do Estado do Amazonas (UEA). O evento tem por objetivo envolver a educação e o meio ambiente para sensibilizar a população sobre o sauim-de-coleira, espécie que está na lista das 25 espécies de primatas mais ameaçadas do mundo. O lançamento ocorreu nesta terça-feira (16/07), na Reitoria da instituição, localizada na avenida Djalma Batista, 3.578, Flores.
O reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, relembrou que o sauim-de-coleira é uma espécie endêmica e que a corrida serve para alertar que a intervenção humana na sociedade pode gerar uma série de situações adversas ao meio ambiente. “A UEA precisa dar o alerta e a corrida tem esse objetivo. Estamos comprometidos com essa causa e vamos fazer a nossa parte: nos engajarmos ainda mais como pessoas. Além disso, estimularemos as pessoas, também, a cuidarem de sua saúde, falando sobre a questão do meio ambiente”, salientou o reitor da UEA.
O pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da UEA, Prof. Dr. Darlisom Ferreira, destaca que a primeira edição do evento foi sucesso em 2023 e clama a sociedade acadêmica para unir lazer, esporte e a prática esportiva em prol das causas de sustentabilidade. “Nessa segunda edição, esperamos que não seja diferente, com a participação da universidade numa pauta tão importante como a conservação e preservação de uma espécie ameaçada de extinção, o esporte, a tônica de prevenir doenças e de estimular a atividade física. Então, convido todos vocês a aderirem à segunda corrida do sauim no dia do aniversário de Manaus”, disse.
A Prof.ª Dra. Luciane Lopes de Souza, coordenadora da II Corrida Sauim-de-coleira, ressalta que o evento esportivo integra três pilares importantes da sociedade: saúde, educação e o meio ambiente. Além disso, ela afirma que será disponibilizada uma área kids de educação ambiental para que os pais possam deixar os filhos durante a corrida. “Porque acreditamos que envolvendo a saúde, envolvendo a educação e o meio ambiente, conseguiremos sensibilizar a população pra causa do sauim-de-coleira, que é uma espécie criticamente ameaçada de extinção”, finalizou.
Como participar?
As inscrições iniciaram nesta terça-feira (16/07) e seguem até o dia 18 de outubro, no site da Ticket Sports
Conforme o regulamento, a corrida tem 1,5 mil vagas disponíveis e a competição está dividida em 5 e 10 quilômetros. O percurso sairá da Escola Superior de Tecnologia (EST), na avenida Darcy Vargas, seguirá pelas avenida Maceió, rua João Valério e avenida Djalma Batista, finalizando na EST.
Para participar, o investimento do 1º lote será de R$ 65,00 (comunidade acadêmica da UEA, Ifam e Ufam) e R$ 75,00 (para o público em geral). Site das inscrições
As inscrições poderão ser encerradas antes do prazo previsto caso o limite seja alcançado ou prorrogadas conforme decisão da organização.
Cortesias para doadores voluntários de sangue
Os doadores voluntários de sangue poderão solicitar a isenção do pagamento de taxa de inscrição em conformidade com a Lei Municipal nº 391/2014. A organização disponibiliza vagas gratuitas para os doadores, quantidade de 3% a ser definida de acordo com o número de inscritos que apresentarem comprovantes de três doações de sangue para homens e duas para mulheres nos últimos 12 meses, no seguinte local e horário: dia 23/10/2023, quarta-feira, das 14h às 20h, na Escola Normal Superior (ENS), localizada na avenida Djalma Baptista, 2.470, Chapada. As inscrições são presenciais e individuais.