Após a capital amazonense amanhecer coberta de fumaça nesta quarta-feira (20), em diversas zonas da cidade de Manaus, devido aos incêndios que tomaram de conta do Estado.

Prédios e ruas de Manaus ficaram completamente escondidas pela nuvem cinzenta, “desaparecendo” em meio à fumaça. A população reclama do mal cheiro e da dificuldade para respirar.

No município de Iranduba, o Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas foi acionado para combater um incêndio criminoso na região, que tomou de conta do Distrito do Cacau Pirêra.

Já no início da tarde, Manaus foi tomada por uma forte chuva, que chegou a ter granizo, que foi filmado no bairro do Tarumã, zona Oeste da capital. O fenômeno deixou populares incrédulos ao acontecer na capital amazonense.

Imagens divulgadas nas redes sociais por moradores do Tarumã, mostram o granizo que caiu no local.

A Defesa Civil do Município de Manaus, chegou a registrar nove ocorrências de desabamento, alagamento e destelhamento de casas durante a forte e rápida chuva que caiu no início da tarde na capital.

Nota

A Prefeitura de Manaus, por meio da Central 199, da Defesa Civil do Município de Manaus, registrou, nesta quarta-feira, 20/9, até as 12h, em razão da chuva que afetou o início da tarde na cidade, cinco ocorrências em bairros das zonas Norte e Leste, sendo: uma de desabamento, uma de risco de desabamento, uma de alagamento, uma de destelhamento e uma de rachadura.

Período quente em Manaus

Nas duas primeiras semanas de setembro, o Amazonas registrou 4.212 focos de queimadas, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

O mês de setembro é, historicamente, o pior em relação às queimadas na região, devido ao verão amazônico, ainda agravado pelo fenômeno El Niño.

A previsão do tempo mostra uma variação térmica entre 22ºC e 39ºC, com pancadas de chuva previstas para o período da tarde. De noite, o tempo tende a ficar aberto. A temperatura máxima será de 37ºC e a mínima de 27ºC.