Bomba! Conheça “o barão ” de R$ 754 milhões dá era Arthur Neto

Manaus | AM

Desde que assumiu o comando do Executivo Municipal, em 2013, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Neto, concedeu ao empresário Antônio Fernandes Barros Lima Júnior, o status de ‘barão’. Isto porque, ao longo de 8 anos, Antônio Júnior – como é popularmente conhecido –, já faturou quase de R$ 180 milhões com quatro empresas das quais é sócio: Digital Comunicação, X Press Serviço de Comunicação, 7 Comunicação e Serviços Empresariais e J7 Comércio de Material de Limpeza e Escritório.

De acordo com matéria publicada pelo site ‘AM1’, no domingo (3), Arthur Neto teria gastado R$ 754 milhões em publicidade durante seus dois mandatos como prefeito de Manaus. Desse total, quase 25% foi destinado às empresas das quais Antônio Júnior faz parte como sócio. Pouco conhecido do meio da comunicação, ele atuou, ao longo desse período, nos bastidores da gestão de Arthur.

Conforme levantamento feito pelo site O PODER, a J7 Comércio de Material de Limpeza firmou, em agosto do ano passado, contrato com a Prefeitura de Manaus, por meio do Fundo Manaus Solidária (FMS), sob gestão da primeira-dama, Elisabeth Valeiko Ribeiro, no valor de R$ 1.397.974,50. O valor, oriundo do governo da França no Brasil, foi destinado à aquisição de 15.585 cestas básicas na empresa da qual Antônio Júnior é um dos sócios. De acordo com Elisabeth, as cestas beneficiaram 78 mil pessoas em vulnerabilidade, por meio do projeto ‘Abraço Solidário na Pandemia’.

Com um capital de R$ 500 mil, a J7 foi criada em 26 de janeiro de 2017 e atua sob o CNPJ 26.957.881/0001-27. A empresa, localizada na Avenida Castelo Branco, 720, bairro Cachoeirinha, zona sul de Manaus, tem outro sócio: Antônio Fernandes Barros Lima Neto, filho de Antônio Júnior. Conforme o Portal da Transparência, este é o primeiro serviço prestado pela empresa ao Executivo Municipal.

Relação

Porém, a relação de Antônio Júnior e Arthur Neto é antiga. Os dois se conheceram durante a campanha de Arthur à Prefeitura de Manaus, em 2012.

Outro levantamento feito pelo site O PODER, mostra que os primeiros faturamentos de Júnior, junto a prefeitura, são datados de 2013. No Portal da Transparência, consta quem em 2 de setembro daquele ano, a Digital Comunicação fez um empenho de R$ 269.001,46, por meio da Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom), pelo serviço de Publicidade e Propaganda, sem mais especificações.

Também em 2014, pela 7 Comunicação, são feitos seis empenhos, entre os meses de janeiro e novembro, com valores que variam de R$ 27.200 a R$ 487.600, somando a quantia de R$ 1.614,600, para a criação de vídeo documentação para a Semcom.

O ano de 2015 chega, e uma nova empresa de Antônio Júnior passa a prestar serviços para Arthur Neto: a X Press. Com um valor tímido, a empresa faturou, à época, pouco mais de R$ 8 mil pela adesivagem dos veículos do antigo Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans).

No mesmo ano, a Digital faturou R$ 4.972.414,12 e a 7 Comunicação R$ 1.678.400, ambas pelos serviços de publicidade.

No ano seguinte, 2016, a X Press amplia sua abrangência dentro da Prefeitura de Manaus e passa a atender a Manaus Previdência, a Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão, a Secretaria Municipal de Educação, o Fundo Municipal de Saúde e a Secretaria Municipal da Mulher, Assistência Social e Diretos Humanos. A Digital segue faturando acima da casa dos R$ 500 mil e a 7 Comunicação mais de R$ 1.600 milhão

Ainda entre os meses de setembro e dezembro de 2020, com Manaus ainda em estado de pandemia, as empresas de Antônio Júnior faturaram quase R$ 39 milhões, de acordo com informações do Portal da Transparência da Prefeitura de Manaus. Se dividirmos esse valor por quatro – quantidade de meses –, a cada mês foi faturada a quantia de quase R$ 10 milhões.

As três empresas seguiram oferecendo serviços nos anos de 2017, 2018, 2019 e 2020. Se somados todos os valores faturados desde que cada uma passou a trabalhar para o Executivo Municipal, o faturamento chega a quase R$ 180 milhões. Se dividido por 96 meses, que totalizam 8 anos de administração Arthur Neto, é como se Antônio Júnior tivesse recebido mensalmente a quantia de R$ 1.875 milhão por mês.

Com informações: O poder