O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM), aplicou uma pesada multa no deputado federal eleito Adail Filho (republicanos), que pode até mesmo perder seu mandato, por irregularidades nas contas apresentadas ao tribunal.

Adailzinho terá de devolver R$ 58.295,31 (cinquenta e oito mil, duzentos e noventa e cinco reais, e trinta e um centavos), ao Tesouro Nacional, por irregularidades em sua prestação de contas.

A decisão unânime por parte dos desembargadores, foi em acordo com o entendimento do Ministério Público Eleitoral (MPE), que identificaram em documentos referentes ao fretamento de voos e relação de passageiros.

Foi registrada a presença do então candidato Thiago Abrahim (União Brasil) e dois de seus funcionários em aeronave alugada por Adail. Outra irregularidade apontada foi a presença de Adail Pinheiro, pai do candidato, e um irmão de Adail, sem a presença do deputado federal eleito no voo.

Segundo o MPE, os gastos não foram declarados na prestação de contas de Adail e nem de Thiago Abrahim, o que configura abuso de poder econômico e a omissão de gastos nas prestações de conta, mostra o uso de ‘caixa dois’ na campanha. Vejam a decisão do TRE-AM: