Bolsonaristas fracassaram nas urnas neste segundo turno das eleições às prefeituras municipais em 2024.

Mesmo com a ida do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para apoiar candidatos e partidos ligados a ideologia bolsonarista, muitos desses políticos apadrinhados por Jair, não lograram êxito neste segundo turno.

Em Manaus, Alberto Neto (PL), teve duas visitas de Bolsonaro, sua esposa Michelle Bolsonaro e de um dos filhos do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro, mas não conseguiu vencer o atual prefeito e candidato à reeleição David Almeida (Avante).

Em João Pessoa (PB), o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL) chegou ao segundo turno, mas foi derrotado com 36% dos votos. No Recife, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) foi eliminado no primeiro turno, com João Campos (PSB) sendo reeleito na capital pernambucana.

Já no Rio de Janeiro, Alexandre Ramagem (PL), ex-chefe da ABIN, também foi superado no primeiro turno por Eduardo Paes (PSD), que garantiu a reeleição.

Em Belo Horizonte, Bolsonaro viu Fuad Norman (PSD), vencer seu candidato Bruno Engler (PL), mesmo apostando todo seu capital político.

Foram oito derrotas em onze capitais, durante essas eleições, em que o ex-presidente foi diretamente fazer campanha para seus apadrinhados.