Bolsonaro perdeu em oito das onze capitais em que foi fazer campanha neste segundo turno

Bolsonaristas fracassaram nas urnas neste segundo turno das eleições às prefeituras municipais em 2024.

Mesmo com a ida do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), para apoiar candidatos e partidos ligados a ideologia bolsonarista, muitos desses políticos apadrinhados por Jair, não lograram êxito neste segundo turno.

Em Manaus, Alberto Neto (PL), teve duas visitas de Bolsonaro, sua esposa Michelle Bolsonaro e de um dos filhos do ex-presidente, Eduardo Bolsonaro, mas não conseguiu vencer o atual prefeito e candidato à reeleição David Almeida (Avante).

Em João Pessoa (PB), o ex-ministro da Saúde Marcelo Queiroga (PL) chegou ao segundo turno, mas foi derrotado com 36% dos votos. No Recife, o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (PL) foi eliminado no primeiro turno, com João Campos (PSB) sendo reeleito na capital pernambucana.

Já no Rio de Janeiro, Alexandre Ramagem (PL), ex-chefe da ABIN, também foi superado no primeiro turno por Eduardo Paes (PSD), que garantiu a reeleição.

Em Belo Horizonte, Bolsonaro viu Fuad Norman (PSD), vencer seu candidato Bruno Engler (PL), mesmo apostando todo seu capital político.

Foram oito derrotas em onze capitais, durante essas eleições, em que o ex-presidente foi diretamente fazer campanha para seus apadrinhados.