Após ser condenado por fake news, blogueiro ameaça e chantageia justiça

Após a Justiça do Amazonas condenar em primeira estância, a empresa MSGO Publicidade, responsável pelo Grupo Generoso de Comunicação por fake news, o blogueiro Marcelo Generoso fez um vídeo ameaçando o Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), com a associação de portais e blogs que ele comanda.

Em um vídeo, o blogueiro se diz perseguido pela Justiça do Amazonas, mesmo postando em seu blog os releases, as notícias que são publicadas no site oficial do TJAM, como se estivesse fazendo um favor para o judiciário.

Depois, o blogueiro afirma que não quer usar sua associação de portais e blogs, e outra entidade reúne os empresários de comunicação, para atacar o judiciário amazonense, quase que em uma ameaça direta e velada aos juízes e desembargadores do Amazonas.

Entenda o caso

O 2º Juizado Especial Cível da Comarca de Manaus condenou a empresa MSGO Publicidade, responsável pelo Grupo Generoso de Comunicação, que tem à frente o polêmico blogueiro Marcelo Generoso, ao pagamento de R$ 5 mil por danos morais ao empresário.

A sentença, publicada no Diário da Justiça Eletrônico nesta segunda-feira (21), reconhece que o conteúdo divulgado pelo portal de Generoso extrapolou o direito à liberdade de expressão, atingindo diretamente a honra e a dignidade do empresário. Na prática, a Justiça considerou que as publicações continham elementos de fake news, ou seja, informações distorcidas ou falsas com o objetivo de atacar a imagem do autor da ação.

“A decisão mostra que a internet não é terra sem lei. Quem espalha mentiras para difamar outras pessoas vai ter que arcar com as consequências”, comentou um jurista ouvido pela nossa equipe.

Além da indenização, a sentença determina que a decisão tenha efeitos imediatos, inclusive com possibilidade de execução forçada caso a empresa não cumpra o pagamento após o trânsito em julgado. A Google Brasil foi excluída da ação, por não ter responsabilidade direta sobre o conteúdo.

Generoso reincidente

De acordo com informações do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), essa é o segundo processo que o mesmo empresário vence contra Marcelo Generoso na justiça, por espalhar fake news contra ele.

No primeiro processo, o empresário ganhou a causa e o blogueiro Generoso recorreu da sentença, já que foi uma decisão em primeira estância. Esse segundo processo, novamente o empresário conseguiu provar na Justiça que foi alvo de notícias falsas gerados pela blogueiro e venceu novamente na primeira estância.

O caso mostra que o blogueiro Marcelo Generoso é reincidente e parece ser um stalker, termo em inglês que refere-se a alguém que pratica stalking, ou seja, perseguição obsessiva e insistente a outra pessoa.