Após se esbaldar com dinheiro público, vereador William Alemão abre novas filiais de seu bar em outros estados

O empresário do ramo de entretenimento, que quase faliu, segundo ele, durante a pandemia de Covid-19 William Lauschner, mais conhecido como “William Alemão”, que deixou seu lado empreendedor para ser vereador em Manaus, parece que está de volta ao seu empreendimento inicial.

O dono do bar de rock Porão do Alemão, parece que está voltando a sua atividade inicial, como dono de bar, com o volumoso auxílio do gordo salário de vereador que Alemão tem na Câmara Municipal de Manaus (CMM).

Segundo informações, o vereador William Alemão está expandindo o Porão do Alemão pelos estados da Região Norte do Brasil, e escolheu Boa Vista para iniciar essa nova fase.

Com sua inauguração recente, o Porão do Alemão agora está presente em Roraima, em área nobre de Boa Vista.

Polêmicas do Alemão

O empresário rockeiro que virou vereador em Manaus William Alemão (Cidadania) foi campeão de gastos do Cota de Exercício de Atividade Parlamentar (Ceap), mais conhecido como “Cotão”, no ano de 2023.

Segundo informações do Portal da Transparência da Câmara Municipal de Manaus (CMM), Alemão conseguiu gastar R$ 147.016,53 (cento e quarente e sete mil, dezesseis reais e cinquenta e três centavos) em combustíveis durante o ano de 2023.

As empresas que mais receberam foram a D.F. Comércio de Derivados e a J.A. Comércio de Derivados, tidas como as preferidas pelo vereador William Alemão.

Mesmo sendo um novato na política, parece que o vereador William Alemão (Cidadania), aprende rápido a como viver de polêmicas durante seu mandato.

Ainda durante a campanha, o empresário do ramo de entretenimento William Lauschner, mais conhecido como “Alemão”, dono do bar de rock Porão do Alemão foi duramente criticado por utilizar dinheiro público, o famoso “fundão”, para financiar sua campanha eleitoral, já que seu discurso era justamente a redução das “regalias” dos políticos.

Na prestação de contas de Alemão, consta o valor de R$ 8 mil do “Fundo Eleitoral”.

Até mesmo o banco Bradesco, resolveu processar o vereador Alemão devido a uma dívida de R$ 493,8 mil. O Bradesco não descreveu a origem do ‘calote’, e apenas revela um documento que comprova a dívida, assinada pelo vereador em outubro de 2020, onde constam quatro vencimentos.

As dívidas é de sua empresa, ou ex-empresa, a Porão do Alemão Foods, que em valores atualizados já ultrapassam meio milhão de reais, referente a empréstimos feitos com a agência.

Sem receber, o banco entrou na justiça para que o parlamentar efetue o pagamento de R$ 539,1 mil que incluí o valor original da dívida, com acréscimo de juros, multa contratual, correção monetária e honorários.

A mais nova polêmica envolve o uso da Cota para o Exercício da Atividade Parlamentar (CEAP), famoso “Cotão”, com aluguel de carros no mês de fevereiro deste ano. Conforme o Portal da Transparência da Câmara Municipal de Manaus (CMM) o valor foi pago a empresa Lid Car Compra, Venda e Locação de Veículos Ltda., mas o que chama a atenção é que dois dos veículos alugados, na época, já pertenceram ao parlamentar e sua esposa, Juliana Lima de Souza.

De acordo com lista de carros alugados pela empresa para o gabinete do vereador constam um Jeep Renegade 2018 com placa PHL-6914, que foi registrado no nome do parlamentar, e uma van Mercedes de placa PHE-1213, registrado no nome de sua esposa. Os veículos foram vendidos para a empresa em 2021, ano do começo do mandato do parlamentar.

O vereador passou o Renegade para seu funcionário da casa noturna Porão do Alemão, Izaias de Lima Marques Junior, em 31 de agosto de 2020 e em 31 de março de 2021, o homem repassou o veículo para a locadora de carros.

Sem ter muito o que fazer na Câmara Municipal de Manaus e querendo mostrar serviço a seus eleitores. Alemão propôs a criação do “Dia Municipal do Reggae”, a ser comemorado todo dia 11 de maio.

Alemão só esqueceu de que no mesmo dia, já existe o ‘Dia Nacional do Reggae’. A Proposta de Lei ainda não foi deliberado em plenário.