Alunas são vistas fumando no banheiro da Escola Dom João de Souza Lima na Cidade Nova

Vídeos que chegaram até nossa redação nesta sexta-feira (03/10), mostra alunos da Escola Estadual Dom João de Souza Lima, no bairro da Cidade Nova, zona Norte de Manaus.

Em um dos vídeos, um menino simula um ato sexual dentro de uma sala de aula, com uma cadeira. Nas imagens, o menino senta na cadeira, pula nela e simula sexo com ela.

Em um segundo vídeo, o menino se joga no chão e continua simulando um ato sexual na frente de vários outros adolescentes, que riem e brincam um com outro.

Em um outro vídeo, meninas aparecem em um banheiro, fumando e passando uma para outra, rindo como se tudo não passasse de uma simples brincadeira.

Denúncias Dom João de Souza Lima

Professores e servidores denunciam um ambiente de autoritarismo, assédio moral e perseguição sistemática, que estaria provocando o afastamento forçado de docentes e o adoecimento da categoria, na Escola Estadual Dom João de Souza Lima.

Somente neste ano, pelo menos quatro professores foram removidos de forma considerada arbitrária e outros dez docentes foram devolvidos de suas funções por estarem em licença médica, um ato interpretado pela categoria como desrespeito à legislação trabalhista e às condições de saúde dos servidores.

No dia 23 de junho de 2025, um grupo de professores realizou um protesto em frente à escola contra o assédio moral sofrido por Jamisson Maia e exigindo mudanças na gestão. Desde então, vários dos participantes relatam que passaram a ser alvo de novas perseguições, transferências e sindicâncias.

As denúncias contra a gestão da E.E. Dom João de Souza Lima já foram levadas à Ouvidoria da SEDUC-AM e ao Ministério Público do Amazonas (MP-AM). No entanto, até o momento, nenhuma providência efetiva foi tomada. A omissão do Estado, segundo especialistas em educação, abre brechas para a continuidade das arbitrariedades.