Academia Stem UEA inaugura novo espaço ‘Stem Makerspace’ em Manaus

O novo espaço da Escola Superior de Artes e Turismo da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), Stem Makerspace, foi inaugurado nesta terça-feira (30), no prédio da Academia Stem, avenida Darcy Vargas, bairro Parque Dez de Novembro, zona centro-sul de Manaus.

O local que reunirá alunos da Engenharia e Tecnologia, assim como estudantes da rede estadual de ensino. O enfoque é potencializar a formação de acadêmicos e ao mesmo tempo popularizar conhecimento nessas áreas entre estudantes do sistema público de ensino.

O Laboratório de Fabricação Digital contará com uma infraestrutura como impressora 3D, corte a laser e outras tecnologias e vai funcionar sempre sob demanda dos projetos acadêmicos junto a Samsung.

Em seus diferentes pilares e frentes de trabalho, construindo protótipos, produtos de robótica e diversos outros itens relacionados ao universo make. O Stem Makerspace teve uma implantação financiada pela Samsung com o apoio da Superintendência da Zona Franca de Manaus (ZFM) e execução da Universidade Estadual do Amazonas (UEA) a partir de recursos oriundos de pesquisa e desenvolvimento por meio da lei de informática para a Amazônia Ocidental.

De acordo com José Cambeiro, Diretor da Samsung, o projeto saiu através de um desafio da empresa.

“A gente teve oportunidades de ter contato com tecnologia no ensino médio, isso fez a diferença da nossa vida. Esse projeto visa exatamente isso, ele saiu do desafio que a Samsung teve de expandir o projeto Academia Stem. Nosso colega, Eduardo Conejo, teve a ideia de usar a estrutura que a SEDUC já está construindo e conseguimos levar a experiência do Pilar atração para o interior”, disse o diretor.

Conforme explicou Adan Medeiros, coordenador Stem Makerspace, desenvolver o projeto contou com um trabalho diário da equipe, ele explicou ainda que o projeto irá formar 10 mil estudantes na área de Tecnologia Indústria 4.0.

O projeto é fruto da parceria entre a Samsung e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), voltado para capacitação e formação profissional de estudantes e que visa desenvolver, potencializar e divulgar as áreas de Engenharia e Tecnologia.