Precatórios: Profissionais da Educação do município de Parintins serão beneficiados

Com assinatura de Decreto, Prefeitura de Parintins fará pagamento de precatórios do FUNDEF

Em coletiva de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira (16), o prefeito de Parintins, Mateus Assayag, anunciou a assinatura de decretos do precatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (FUNDEF). O precatório é um crédito do Governo Federal destinado a municípios e estados. O crédito é direcionado a cerca de 1 mil profissionais que atuaram no Ensino Fundamental entre 2003 e 2006, por meio de vínculo estatutário, celetista ou temporário na rede municipal de educação.

Por meio do pagamento do precatório, busca-se compensar municípios e estados que não receberam os recursos do FUNDEF de forma correta entre 2003 e 2006. O repasse do recurso é previsto no artigo 100 da Constituição Federal. Em Parintins, a previsão é que aproximadamente R$ 9 milhões sejam destinados aos profissionais da educação por meio do precatório em três parcelas de pagamento.

De acordo com o prefeito Mateus Assayag, será disponibilizado um link no site da Prefeitura de Parintins para que os profissionais da educação possam verificar seus dados e os valores a serem recebidos. Mateus Assayag classificou a assinatura do decreto e o pagamento do precatório como um momento histórico. “Eu tenho a felicidade, tenho a honra de ser o prefeito que está assinando e de ter participado de todas as conversas em anos anteriores ainda como vereador. Hoje, como prefeito, a gente assina o decreto que regulamenta o pagamento dos precatórios do FUNDEF a todos os professores que têm direito. É uma luta de muitas mãos”, ressaltou o prefeito.

A secretária municipal de Educação, Gizelle Soares, destacou que todo o processo envolvendo o pagamento de precatórios está sendo conduzido com transparência. Soares destacou o público que será beneficiado. “Nós temos 600 professores ativos, mas temos também os servidores falecidos, os que já foram exonerados e não voltaram para a rede. É esse o quantitativo que temos de servidores. Pedimos para que possam ficar atentos, principalmente dos colegas que já faleceram, para que o filho ou esposo possam estar acessando esse portal por questão de recadastramento, informações”, pontuou.

O anúncio do pagamento de precatórios do FUNDEF foi acompanhado pela vice-prefeita Vanessa Gonçalves; secretários municipais; presidente do Sindicato dos Profissionais e Trabalhadores em Educação Pública Municipal de Parintins, Francisco Simas; e os vereadores Azamor Pessoa, Fábio Cardoso e Julvan Medeiros

Texto: Daniel Sicsu – SEMED/SECOM

Foto: Pedro Coelho